Nesta segunda-feira (8) a inauguração de uma composteira no Paço Municipal deu início oficial à 3ª Semana de Compostagem de Guarulhos. No equipamento, que utiliza o método Lages de compostagem (sem minhocas e com adição de picado de madeira), serão depositados os restos de alimentos gerados nos prédios públicos do local para que sejam transformados em adubo orgânico. O processo demora entre 40 e 60 dias e o adubo produzido será entregue, neste primeiro momento, a servidores da Prefeitura que trabalham no local.
Ensinar e incentivar a prática da compostagem é parte do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, que visa, entre outros objetivos, a reduzir a quantidade de lixo encaminhado ao aterro sanitário e assim preservar o meio ambiente e economizar recursos públicos. A obra foi idealizada pela Secretaria de Serviços Públicos (SSP) com o apoio da Pasta de Governo. Com essa inauguração, a cidade passa a contar com três pontos oficiais de compostagem, os demais no Jardim Ipanema e no Jardim Bondança.
Servidores assistiram a uma breve explicação sobre o funcionamento do equipamento feita pela equipe do programa Lixo Zero Guarulhos. O secretário de Governo, Edmilson Americano, ressaltou a importância da adesão de todos. “Conscientizadas as pessoas já estão, agora precisamos sensibilizá-las sobre a importância do reaproveitamento desse tipo de resíduo e também da reciclagem do plástico e de outros materiais. O sucesso da iniciativa depende da participação de todos. Guarulhos avançou muito na questão da coleta seletiva, que hoje atende toda a cidade, assim como o Cata-Treco, que recolhe móveis velhos, eletrodomésticos e outros inservíveis”, afirmou.
Também participaram da entrega o secretário de Serviços Públicos, Rodnei Minelli, o diretor do Departamento de Limpeza Urbana da SSP, Alexandre Lobo, e Celi Pereira, chefe do Departamento de Educação Ambiental da SSP. “Esta é mais uma etapa da ampliação da compostagem na cidade e este também será um espaço de educação ambiental, usado para visitas de escolas e outros grupos que queiram aprender a compostar”, afirmou Minelli.
3ª Semana da Compostagem de Guarulhos
Com o tema O Futuro é Compostável, a programação da 3ª Semana da Compostagem teve início no domingo (7) e se estenderá até o próximo sábado (13). O objetivo da programação, que conta com diversas atividades presenciais e online, é ensinar, tirar dúvidas e mostrar os benefícios da compostagem, dentre elas a redução do volume do lixo produzido nas cidades.
Organizado pela Secretaria de Serviços Públicos, o evento tem como apoiadores Sesc Guarulhos, Colégio Nahim Ahmad, Sincomércio Guarulhos, escolas estaduais Valderice Marchini e Odete Fernandes Pinto, Seimei Consultoria Ambiental, Gaiatec Sistemas, Anália Franco Núcleo Assistencial, Escola Pé no Chão Cirandarte e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Confira a programação completa em www.guarulhos.sp.gov.br/lixozero/semana-da-compostagem.
Fotos: Maria Helena Rodrigues/PMG