O 4º Fórum de Direitos Humanos de Guarulhos, com o tema “Enfrentamento às Violações de Direitos: Um Olhar para Crianças, Adolescentes e Juventudes”, acontecerá nesta segunda e terça-feira, dias 12 e 13, respectivamente das 8h às 21h e das 9h às 21h, no Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo). Promovido pela Prefeitura, o evento busca interagir e discutir com a sociedade civil temas relacionados às políticas públicas de direitos humanos. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas no link https://portaldireitoshumanos.guarulhos.sp.gov.br/content/4o-forum-de-direitos-humanos.
No primeiro dia, às 10h, a programação reserva a palestra da coordenadora do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em São Paulo, Adriana Alvarenga, que é especialista em políticas públicas pela UNB e pela Fundação Getúlio Vargas, com passagem pela Universidade de Harvard. Atuando há mais de 20 anos na área da infância, ela abordará o tema “Trabalho Intersetorial no Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos: Um Olhar para Infâncias e Juventudes”.
Após intervalo, a partir das 13h30, o encontro abrigará o Fórum Infantil “Criança Feliz”, exclusivo para crianças, com salas temáticas em que serão desenvolvidas uma série de discussões. A partir das 19h será realizado o Fórum da Educação de Jovens e Adultos “Adolescentes, Jovens e Adultos: Cidadania e Direitos Humanos no Enfrentamento às Violações”.
A iniciativa é da Secretaria de Direitos Humanos e ocorre em referência ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro, quando foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948.
Confira a programação
Dia 12/12 (segunda-feira)
8h – Credenciamento
9h – Abertura oficial
10h – Palestras e debate com a participação do escritório São Paulo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)
11h30 – Apresentação artística/cultural
12h – intervalo para o almoço
13h30 às 16h – Discussões nas salas temáticas:
1. Promoção da Cultura de Paz e Prevenção da Violência
2. Atendimento, Fluxos e Trabalho em Rede
3. Monitoramento e Avaliação
4. Formação Permanente
5. Participação e Mobilização Social
6. Protagonismo das Crianças e Adolescentes
7. Juventudes: Cenários e Desafios no Enfrentamento às Violências
13h30 às 16h – Fórum Infantil – Criança Feliz (exclusivo para crianças)
16h – Intervalo para lanche
19h às 21h – Fórum da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Adolescentes, Jovens e Adultos: Cidadania e Direitos Humanos no Enfrentamento às Violações
Dia 13/12 (terça-feira)
9h às 21h – Sistematização dos debates com representantes das salas temáticas