4º Fórum de Direitos Humanos de Guarulhos começa na segunda-feira

O 4º Fórum de Direitos Humanos de Guarulhos, com o tema “Enfrentamento às Violações de Direitos: Um Olhar para Crianças, Adolescentes e Juventudes”, acontecerá nesta segunda e terça-feira, dias 12 e 13, respectivamente das 8h às 21h e das 9h às 21h, no Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo). Promovido pela Prefeitura, o evento busca interagir e discutir com a sociedade civil temas relacionados às políticas públicas de direitos humanos. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas no link https://portaldireitoshumanos.guarulhos.sp.gov.br/content/4o-forum-de-direitos-humanos.

No primeiro dia, às 10h, a programação reserva a palestra da coordenadora do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em São Paulo, Adriana Alvarenga, que é especialista em políticas públicas pela UNB e pela Fundação Getúlio Vargas, com passagem pela Universidade de Harvard. Atuando há mais de 20 anos na área da infância, ela abordará o tema “Trabalho Intersetorial no Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos: Um Olhar para Infâncias e Juventudes”.

Após intervalo, a partir das 13h30, o encontro abrigará o Fórum Infantil “Criança Feliz”, exclusivo para crianças, com salas temáticas em que serão desenvolvidas uma série de discussões. A partir das 19h será realizado o Fórum da Educação de Jovens e Adultos “Adolescentes, Jovens e Adultos: Cidadania e Direitos Humanos no Enfrentamento às Violações”.

A iniciativa é da Secretaria de Direitos Humanos e ocorre em referência ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro, quando foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948.

Confira a programação

Dia 12/12 (segunda-feira)

8h – Credenciamento

9h – Abertura oficial

10h – Palestras e debate com a participação do escritório São Paulo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)

11h30 – Apresentação artística/cultural

12h – intervalo para o almoço

13h30 às 16h – Discussões nas salas temáticas:

1.      Promoção da Cultura de Paz e Prevenção da Violência

2.      Atendimento, Fluxos e Trabalho em Rede

3.      Monitoramento e Avaliação

4.      Formação Permanente

5.      Participação e Mobilização Social

6.      Protagonismo das Crianças e Adolescentes

7.       Juventudes: Cenários e Desafios no Enfrentamento às Violências

13h30 às 16h – Fórum Infantil – Criança Feliz (exclusivo para crianças)

16h – Intervalo para lanche

19h às 21h – Fórum da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Adolescentes, Jovens e Adultos: Cidadania e Direitos Humanos no Enfrentamento às Violações

Dia 13/12 (terça-feira)

9h às 21h – Sistematização dos debates com representantes das salas temáticas

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro