72% dos brasileiros veem a profissão do professor como desvalorizada

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Península revelou a percepção da sociedade brasileira sobre os professores do país. Em parceria com o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) o estudou revelou que 72% dos brasileiros veem o professor como um cargo desvalorizado se comparado com outras profissões (médicos, engenheiros e advogados).

O estudo também destaca que 98% dos brasileiros acreditam que os professores são capazes de transformar vidas e que, para 76%, os professores brasileiros são competentes. Já 74% acreditam que seja tão ou mais difícil ser professor.

Além disso, apenas 20% da população acredita que os professores tenham melhores condições de trabalho do que outras profissões. Ainda de acordo com o estudo, para 98% dos brasileiros, a educação é fundamental para se ter sucesso na vida. No entanto, apesar de reconhecer a importância do professor para o país, grande parte da população brasileira não enxerga a escola como um ambiente profissional adequado e que, portanto, necessita oferecer melhores condições de trabalho e oportunidades de desenvolvimento para os docentes.

Dentre os entrevistados, menos da metade dos brasileiros (45%) acredita que os professores são cuidados e respeitados no ambiente escolar e apenas 57% creem que os estudantes respeitam seus professores.

Em relação à efetividade do trabalho docente, 85% da sociedade acredita que os professores agem em prol do melhor interesse para os seus alunos e, sobretudo, que um profissional de qualidade, mesmo em contextos desafiadores e condições de trabalho desfavoráveis (78%), é capaz de gerar bons resultados para os estudantes.

A pesquisa completa está disponível para download gratuito no site do instituto. Foram entrevistados dois mil brasileiros. Em geral, homens e mulheres, de 16 anos ou mais, das classes socioeconômicas A, B, C e DE ,entre os dias 2 e 6 de junho de 2022.

Fonte: Com informações da Agência Estado

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro