9ª Conferência Municipal de Saúde tem início nesta sexta-feira na UNG

Após a realização de palestra magna e de quatro pré-conferências que contaram com a participação de cerca de 600 pessoas para a eleição de delegados e a elaboração de 480 propostas de melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS) no município, a Prefeitura dá início à 9ª Conferência Municipal de Saúde (CMSG) nesta sexta-feira (10), das 18h às 21h, na Universidade Guarulhos (UNG).

A abertura contará com duas palestras sobre os eixos e o tema da conferência, que neste ano é “Saúde é um direito de todos e um dever do Estado”. A primeira será ministrada pela enfermeira e sanitarista especializada em gestão pública de saúde e direito sanitário da Prefeitura de Guararema, Adriana Martins. Já a segunda terá como convidado o médico sanitarista Jorge Kayano, do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e pesquisador do Instituto Pólis.

No sábado (11), das 8h às 17h, haverá a leitura e a aprovação pelos delegados das 480 propostas e diretrizes que atendem às necessidades de saúde da população, divididas nos seguintes eixos: O Brasil que temos, o Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã será outro dia para todas as pessoas. Os delegados que participarão da etapa estadual, que deve acontecer entre abril e maio, também serão eleitos nesse dia.  

A conferência e suas etapas, promovidas pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Prefeitura de Guarulhos, são espaços democráticos de debates coletivos que têm como objetivo ouvir os trabalhadores da área da saúde, gestores e prestadores de serviços, bem como a população em geral usuária do SUS, para discutir propostas deliberadas nas pré-conferências para a melhoria da saúde da cidade nos próximos anos. 

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro