Banco de Leite Humano de Guarulhos nutre vidas e fortalece laços maternos

por Redação

O Dia Mundial da Doação de Leite Humano será celebrado nesta sexta-feira (19), data que alerta para a necessidade de orientar, proteger e apoiar o aleitamento materno, além de incentivar a doação do leite excedente, como faz o Banco de Leite Humano (BLH) da Prefeitura de Guarulhos há mais de 20 anos.

Com uma equipe composta por enfermeiros, nutricionistas e pediatras, a unidade oferece atendimento tanto para os bebês como para as mães, com atividades que envolvem desde o acolhimento das gestantes e puérperas para orientar sobre as técnicas adequadas de amamentação até a coleta e pasteurização do leite que é doado pelas mães voluntárias.

Somente em 2022, com cerca de 70 doadoras mensais, o BLH arrecadou mensalmente 80 litros de leite materno, o que beneficiou aproximadamente 300 recém-nascidos por mês, número que representa um aumento de 100% na taxa de cobertura se comparado ao ano de 2016, quando foram beneficiados cerca de 150 bebês.

Mesmo com a pandemia, mais de 6.600 litros de leite materno foram arrecadados pelo BLH desde 2017, crescente que pode ser atribuída, dentre outras coisas, ao investimento financeiro destinado pela Prefeitura, que resultou na compra de equipamentos, na mudança para sede própria, além de um espaço mais adequado para armazenar e pasteurizar o leite coletado.

Verusca Oliveira de Freitas, gerente da unidade, conta que toda a coleta de leite excedente feita pelo BLH nos últimos anos contribuiu para salvar a vida de centenas de bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) das maternidades públicas de Guarulhos e região.

“Após passar pelo processo de pasteurização o leite arrecadado é distribuído nas maternidades, nas quais supre as necessidades nutricionais daqueles bebês que não podem receber o leite de suas mães por motivos de doenças, prematuridade, falta de condições para sugar e deglutir o leite materno, entre outras condições que vão desde a indisponibilidade para permanecer ao lado do leito de seu bebê até a redução ou ausência da produção do leite”, completa a gerente.

Importância

O Banco de Leite Humano de Guarulhos desempenha um papel fundamental na arrecadação de doações, mas vai bem além. Sua missão é oferecer apoio abrangente durante todo o período da amamentação, desde o preparo pré-parto durante a gestação até o pós-parto, corrigindo a pega e a postura da mãe e do bebê para garantir uma nutrição eficaz.

Além de fornecer leite materno aos bebês prematuros, a instituição está comprometida em apoiar as ações das Unidades Básicas de Saúde (UBS), cuidando das mulheres grávidas e acompanhando o processo de amamentação até que o bebê complete dois anos de idade.

Verusca destaca que esse compromisso com a saúde e o bem-estar da mãe e da criança reflete na qualidade do atendimento prestado e na dedicação da equipe em oferecer suporte e orientação contínua.

Gabriella Facunte, mãe de primeira viagem e moradora do bairro Ponte Grande, conta que passou por inúmeras dificuldades durante suas primeiras semanas de amamentação, sendo obrigada a recorrer ao uso do bico de silicone (contraindicado para a amamentação exclusiva) e a métodos de extração manual para alimentar seu filho.

“Durante o pré-natal eu não recebi nenhuma orientação do meu convênio em relação ao aleitamento. Estava perdida. Depois de passar por dias de dor e desespero, fui ao Banco de Leite Humano, onde encontrei profissionais acolhedores e sensíveis ao meu sofrimento”, relata a mãe.

Em uma consulta médica no BLH foi constatado que o filho de Gabriela demonstrava sinais de perda de peso em razão das dificuldades apresentadas pela mãe ao amamentar.

“Essa consulta foi importantíssima e decisiva para a continuidade do meu processo de amamentação, pois eu já pensava em desistir. Fomos, então, direcionados à sala da enfermagem, onde as profissionais me mostraram as melhores posições, a forma correta de fazer a pega e me orientaram quanto aos cuidados necessários para realizar uma boa amamentação”, completa Gabriela.

Esse tipo de acolhimento oferecido pelo Banco de Leite Humano é uma das estratégias adotadas pelo município para garantir o direito ao aleitamento previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA.

A Secretaria da Saúde de Guarulhos reconhece a importância do acesso à informação e da oferta de cursos de orientação e consultas médicas especializadas para auxiliar as mães a proporcionarem uma amamentação de qualidade a seus filhos.

Curso para gestantes

Com o objetivo de orientar as futuras mamães a respeito das técnicas de amamentação, o BLH oferece todos os meses cursos gratuitos de orientação em aleitamento materno para gestantes, garantindo, dessa maneira, que o recém-nascido tenha acesso a todos os benefícios nutricionais gerados no período do aleitamento.

Além das técnicas, durante a orientação as participantes são instruídas ainda sobre a importância da alimentação exclusiva com o leite para bebês com até seis meses de idade, as maneiras de introduzir os primeiros alimentos sólidos e como ofertar a dieta normal a partir do primeiro ano de vida da criança. As grávidas interessadas podem se inscrever via WhatsApp (2408-4991) ou pelo email recepcaoblh@gmail.com.

Sobre a doação de leite e atendimento

Para a doação do leite materno as mães devem seguir os critérios estabelecidos pela Rede Nacional de Bancos de Leite. São eles: estar amamentando seu bebê; ter realizado exames no pré-natal; comparecer ao BLH para uma avaliação da médica responsável a fim de averiguar se o bebê está recebendo leite em quantidade adequada e se a mãe está em boas condições de saúde; ter em casa um congelador e ou um freezer para armazenar o leite; e permitir a visita domiciliar dos profissionais do BLH para orientações e a retirada do leite ordenhado.

As doadoras que preencham esses critérios receberão um kit completo contendo aventais e toucas, além de frascos estéreis fornecidos pelo BLH, juntamente com todas as orientações necessárias sobre como retirar e armazenar o leite a ser doado.

O BLH mantém uma rotina semanal de retirada do leite armazenado pelas doadoras, substituindo-o por novos frascos. Durante essa visita, a mãe poderá esclarecer qualquer dúvida sobre amamentação ou doação de leite. Para iniciar esse processo, basta entrar em contato com o BLH por telefone.

Serviço

O BLH está na travessa Orsi, 47, Jardim das Hortências

Telefones: (11) 2408-4991 e 2408-6243

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

Fotos: Lucas Dantas e Márcio Lino/PMG

Leia também

Assine nossa Newsletter

* obrigatório