Famílias reconhecem a necessidade de incluir a disciplina na rotina das crianças e procura aumenta em 2021
Conhecer um novo idioma é mais do que simplesmente saber falar outra língua, é também aprender uma nova cultura, uma maneira diferente de ver o mundo e se relacionar com ele. Uma criança que aprende um segundo idioma desde os primeiros anos de vida expande seus horizontes para uma infinidade de possibilidades.
É na primeira infância que a criança começa a registrar e a desenvolver diversas perspectivas da vida, como comportamento social, estrutura emocional, desenvolvimento cognitivo e até mesmo aspectos físicos. Inserir o estudo de uma segunda língua neste momento da vida, desde que seja de maneira prazerosa para os pequenos, motiva a criança a querer continuar futuramente com a atividade, e com isso, o aprendizado se solidifica e se amplia.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Ensino Bilíngue (ABEBI), aponta um aumento de 10% pela procura do idioma inglês nos últimos cinco anos. O setor está aquecido e diversas instituições de ensino também registram altos índices de famílias interessadas.
No Kumon, maior franquia de educação do país, as regiões do país que apontam maior crescimento de matrículas estão localizadas no Nordeste (Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) e no Sul (Santa Catarina). Os índices alcançaram um acréscimo de 10%, de fevereiro/2021 até o mesmo período de 2022.
O ensino bilingue no Brasil ainda é pouco desenvolvido, se comparado com outros países como Portugal, Chile e Argentina. Segundo dados da EF Education First 2021, nosso país se encontra na posição de número 60 do ranking de proficiência em inglês.
“Hoje, a fluência em uma segunda língua deixou de ser um diferencial e se tornou um pré-requisito, ainda mais para profissionais que querem alçar novos voos no mercado de trabalho”, conta Amanda Chaud, pós-graduada em neuropsicopedagogia e coordenadora pedagógica de Inglês do Kumon América do Sul. “Por isso, incentivar o aprendizado de inglês, por exemplo, desde a infância, se faz necessário para abrir novas portas para as crianças no futuro. Quanto mais cedo a criança for exposta a um segundo idioma, mais natural será seu aprendizado e, consequentemente, melhor ela utilizará esse idioma no futuro”, finaliza Amanda.
Inglês como ferramenta para realizar sonhos
No Kumon – maior franquia educacional do país, alunos de todas as idades são bem-vindos. Como o método de estudo é individualizado, o aluno começa a estudar o inglês de acordo com o nível de conhecimento que tem. Não existe turma e o planejamento de estudo é preparado de acordo a necessidade de cada um. Esse foi o caso do Leornardo Lupiano, ex-aluno da rede.
Aos 16 anos, Leonardo Lupiano iniciou sua jornada de aprendizado para realizar o sonho de estudar nos Estados Unidos. Durante um ano, o jovem se dedicou aos estudos diários no Kumon, e, hoje, com 24 anos, Leonardo trabalha na administração da Trula Foundation, é formado em Administração de Empresas, Justiça Criminal Americana e diretor do escritório de ajuda jurídica da Dixie State University. Recebeu um prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) por seu trabalho na área jurídica durante 2021, atuando fora do país e colocando em prática o inglês aprendido na rede e aprimorando seus conhecimentos.
“Eu investi meu tempo e me dediquei aos estudos e deu muito certo. Consegui ampliar minhas possibilidades no trabalho, consegui vir morar nos Estados Unidos e construir uma carreira aqui. Ir para outro país tem suas dificuldades, como estar longe da família e viver uma cultura diferente, porém é uma experiência incrível e eu encorajo todos a tentarem”, conta empolgado Lupiano.
O Kumon é um método de estudo japonês criado em 1958 pelo professor Toru Kumon. O ensino privilegia o desenvolvimento da autonomia do aluno nos estudos, de forma que ele aprenda de acordo com o seu ritmo. O material didático é autoinstrutivo e dividido em estágios, fazendo com que o grau de complexidade aumente gradualmente e o aluno consiga aprender por si mesmo, sem ser ensinado, por meio dos exemplos e explicações fornecidos pelo próprio material.
O método desenvolve o aprendizado da língua inglesa ao mesmo tempo em que desenvolve outras habilidades essenciais para a vida como autodidatismo, concentração, capacidade de leitura, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança. Além das disciplinas de matemática e português, o Kumon oferece o inglês e japonês para crianças de todas as idades.