A Prefeitura de Guarulhos promoveu nesta terça-feira (26) diversas atividades orientativas em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A data é celebrada em mais de 70 países da Europa, Ásia e América Latina e tem como principal objetivo estimular a reflexão e disseminar informações cruciais acerca das medidas preventivas e educacionais destinadas à diminuição da incidência de gravidez precoce e das infecções sexualmente transmissíveis entre os adolescentes.
“Organizamos uma série de atividades educativas sobre saúde sexual e reprodutiva nas Unidades Básicas de Saúde e, de maneira especial, nas escolas. Essas atividades compreendem a explanação de conceitos técnicos e confiáveis, uma vez que a chave para o enfrentamento desse desafio de saúde pública reside na promoção do acesso à informação clara e acessível a esse público”, enfatizou Miruna Melo, coordenadora da área técnica da Rede Cegonha da Secretaria da Saúde de Guarulhos.
A educação sexual, tanto em nível individual quanto coletivo, desempenha um papel de destaque no âmbito escolar, nas famílias, nos serviços de saúde e nos centros comunitários como um dos principais pilares de prevenção. Ela não significa incentivar crianças e adolescentes à atividade sexual precoce, é o compromisso de educar e fornecer orientações sobre métodos contraceptivos, abordando a sexualidade e a saúde reprodutiva não apenas sob uma perspectiva biológica, mas também como aspectos relacionados ao respeito mútuo, à responsabilidade sexual, à proteção contra a gravidez não planejada, à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e à defesa contra a violência sexual.
Fonte: r7