Primeiro shopping de Guarulhos será demolido para obras do Metrô

por Redação

A população de Guarulhos deverá em breve se despedir do famoso Shopping Poli, localizado no centro da cidade e que será “despejado” do seu local.

Isto porque na semana passada o Governo do Estado de São Paulo publicou o decreto 68.552 de 22 de maio de 2024, que determinou a desapropriação de Número de blocos para a construção de cinco estações do Metrô, poços de ventilação e saída de emergência na cidade.

Entre um destes blocos está uma quadra que abriga o shopping, lojas de comércio varejista e estacionamentos que deverão no futuro dar espaço à estação Guarulhos-Centro da Linha 19-Celeste.

No decreto é mencionado que o Metrô deverá, de forma urgente, buscar a saída amigável ou judicializada do terreno de todos os selecionados.

“Artigo 2° – Fica a Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ, autorizada a invocar o caráter de urgência nos processos judiciais de desapropriação e ocupação temporária, para os fins do disposto no artigo 15 do Decreto-lei federal nº 3.365, de 21 de junho de 1941, e alterações posteriores.”

Desta forma, o shopping apesar de uma data ainda não informada, muito em breve receberá um contato do Poder Público sobre isto, permitindo uma comunicação aos lojistas e consumidores.

O Shopping Poli fica no chamado calçadão do centro e possui um grande fluxo de clientes para compras no local e nas lojas de comércio popular do entorno. Ele possui quatro andares, praça de alimentação, 38 lojas e proporcionou momentos de memórias alegres em boa parte dos seus frequentadores.

A Linha 19-Celeste iniciou a fase de desapropriações de imóveis e terrenos, antes de começar de fato as obras. Quando estiver pronta, ligará a região central de São Paulo até a cidade de Guarulhos no Bosque Maia, passando pela Zona Norte da capital, Shopping Internacional em Guarulhos, Vila Augusta e outros pontos, integrando com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, partindo do Anhangabaú, junto do Terminal Bandeira de ônibus urbanos.

Além disso, no bairro do Pari haverá a construção de uma estação perto da Feirinha da Madrugada, com integração com a Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Existe a estimativa do projeto da construção de um pátio para estacionamento e manutenção dos trens, 15 estações, sendo cinco delas em Guarulhos, e a compra de uma frota de trens inteiramente nova.

A previsão de início das obras civis é em 2025 para sua entrega acontecer no ano de 2030.

Fonte: diariodostrilhos

Leia também

Assine nossa Newsletter

* obrigatório