Isaquias Queiroz avança direto para as semifinais do C1 1000m

por Redação

Isaquias Queiroz iniciou a defesa pelo ouro olímpico no C1 1000m na manhã desta quarta-feira. Em sua estreia “solo” nas Olimpíadas de Paris, ele ficou em segundo na bateria e já garantiu vaga para as semifinais – os dois primeiros passam direto, enquanto os demais vão para as quartas de final, ainda nesta quarta. As finais da categoria serão na sexta-feira.

Isaquias também compete no C2 500m, ao lado de Jack Godmann. A dupla está nas semifinais e vai em busca da medalha na manhã de quinta-feira.

O brasileiro foi o mais rápido nos primeiros metros, chegando a atingir a velocidade de 18km/h. A disputa pela liderança foi direta com Martin Fuksa, da República Tcheca, com os dois se revezando na primeira colocação até o tcheco abrir vantagem a partir dos 500m.

Com uma folga considerável para o terceiro colocado, Isaquias deu uma segurada e passou a administrar a vantagem para garantir a vaga direta para as semifinais com o tempo de 3:53.94 – Fuksa fechou em 3:50.39.

  • O objetivo era ficar entre os dois primeiros. Tive uma saída rápida, fui segurando depois. Ele abriu depois, mas não tem problema. Semifinal é outra prova. É chegar na final e ganhar medalha. Tentei me desgastar o mínimo possível. Na final tudo pode acontecer. Hoje o objetivo era ficar entre os dois primeiros, para não fazer duas provas igual ontem. Então o objetivo está cumprido – analisou Isaquias na zona mista, em entrevista ao repórter Pedro Bassan, da TV Globo.

Mais brasileiros na raia
Também no C1 1000m, Mateus Nunes debutou em Olimpíadas aos 18 anos com a terceira colocação em sua bateria. Ele fez o tempo de 3:52.60 e mostrou ter condição de sonhar com a classificação para as semifinais. Nas quartas do C1 1000m, por volta de 9h40, os três melhores de cada bateria avançam.

  • Consegui fazer uma boa prova. Tinha muita gente boa ali. Estamos disputando para ver se vai dar. Acabei de vir do Mundial júnior, com medalha de ouro e recorde. Eu pensei que nas Olimpíadas não daria, mas estou vendo que dá para mim, sim – comentou a jovem promessa brasileira.

Outros dois brasileiros também estão em ação na canoagem de velocidade nesta quarta-feira: no K1 500m feminino (caiaque), Ana Paula Vergutz terminou a sua bateria na quinta colocação, com tempo de 1:54.98, e vai disputar as quartas de final a partir das 8h30.

Já no K1 1000 (caiaque), Vagner Júnior Souta ficou em quarto da bateria na primeira eliminatória (3:46.17) e voltará a entrar nas águas por volta das 9h10 pelas quartas de final.

“Disputa” particular 🥇🥈🥉
Isaquias chega a Paris com a chance de igualar o recorde de Rebeca Andrade de seis medalhas olímpicas.

Com quatro pódios (um ouro, duas pratas e um bronze), ele também vai competir no C1 1000m (individual), a partir de quarta-feira na raia olímpica do Estádio Náutico Água Branca, em Vaires-sur-Marne. Se “medalhar” em ambas, vai igualar-se a Rebeca no topo da lista dos maiores medalhistas olímpicos do esporte brasileiro.

Campeão em Tóquio no C1 1000m e porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura da atual edição dos Jogos, Isaquias inicia a participação nas Olimpíadas de Paris empatado com Serginho (ex-líbero com dois ouros e duas pratas) e atrás também dos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael (cinco medalhas cada).

Para buscar a marca, Isaquias conta com a torcida da família em Paris. A esposa Laina Guimarães e os filhos Sebastian, de 6 anos, e Luigi, de 1 ano, marcam presença nas arquibancadas da raia olímpica nesta terça. Sebastian faz 7 anos em 25 de agosto, enquanto Luigi completou 1 ano há dois dias.

Acompanhe o calendário das provas de Isaquias Queiroz em Paris:

08 de agosto, quinta-feira
06h20 – C2 500m Masculino – Semifinais
08h20 – C2 500m Masculino – Final
09 de agosto, sexta-feira
06:30 – C1 1000m Masculino – Semifinais
08:50 – C1 1000m Masculino – Finais

Fonte: GE

Leia também

Assine nossa Newsletter

* obrigatório