Isaquias Queiroz e Jack Godmann estão na final do C2 500m da canoagem de velocidade nas Olimpíadas de Paris. Os brasileiros fizeram uma prova de recuperação e terminaram em terceiro na bateria – os quatro primeiros avançavam. A disputa por medalha será às 8h30 (de Brasília) desta quinta-feira. Mais cedo, Valdenice Conceição, tia de Jacky, conseguiu vaga direta para as semifinais do C1 200m.
A dupla brasileira começou mal e chegou a aparecer na última colocação até a metade da prova (250m). A disputa direta em um primeiro momento era com os franceses Loic Leonard e Adrien Bart pelo quarto lugar. Jacky e Isaquias aceleraram, abriram vantagem para os franceses e ainda passaram os espanhóis Joan Antoni Moreno e Diego Dominguez na reta final.
Zakhar Petrov e Alexey Korovashkov (Atletas Individuais Neutros) ficaram em primeiro, com Balazs Adolf e Jonatan Daniel Hajdu (Hungria) em segundo. Loic Leonard e Adrien Bart acabaram eliminados.
Os tempos da primeira bateria ⏱️:
Zakhar Petrov/ Alexey Korovashkov (Atletas Individuais Neutros) – 1:39.57 *
Balazs Adolf/ Jonatan Daniel Hajdu (Hungria) – 1:39.83 *
Jacky Godmann/ Isaquias Queiroz (Brasili) – 1:39.95 *
Joan Antoni Moreno/ Diego Dominguez (Espanha) – 1:40.23 *
Loic Leonard/ Adrien Bart (França) – 1:40.98
- classificados para final
Na segunda bateria, avançaram Hao Liu e Bowen Ji (China), Peter Kretschmer e Tim Hecker (Alemanha), Gabriele Casadei e Carlo Tacchini (Itália) e Petr Fuksa e Martin Fuksa (República Tcheca). Os romenos Illie Sprincean e Oleg Nuta ficaram fora.
No fim das contas, mesmo largando mal, Jacky Godmann e Isaquias Queiroz avançaram com o terceiro melhor tempo entre os oito finalistas.
FINALISTAS DO C2 500m📋 :
Zakhar Petrov/ Alexey Korovashkov (Atletas Individuais Neutros)
Balazs Adolf/ Jonatan Daniel Hajdu (Hungria)
Jacky Godmann/ Isaquias Queiroz (Brasili)
Hao Liu/ Bowen Ji (China)
Joan Antoni Moreno/ Diego Dominguez (Espanha)
Peter Kretschmer/ Tim Hecker (Alemanha)
Gabriele Casadei/ Carlo Tacchini (Itália)
Petr Fuksa/ Martin Fuksa (República Tcheca)
A classificação para a final do C2 500m mantém a chance de Isaquias igualar o recorde de Rebeca Andrade como maior medalhista olímpico do Brasil, com seis. O canoísta chegou para os Jogos de Paris com quatro e também está na disputa do C1 1000m, do qual é o atual campeão olímpico e participará das finais na sexta-feira, com as semifinais a partir das 6h30 (de Brasília).
Isaquias, porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura na atual edição do Jogos, Isaquias está empatado com Serginho (ex-líbero do vôlei com dois ouros e duas pratas) e atrás também dos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael (cinco medalhas cada).
O canoísta, além do ouro em Tóquio no C1 1000m, tem duas pratas (C1 1000m e C2 1000m na Rio 2016) e um bronze (C1 200m na Rio 2016).
Rebeca se isolou no topo da lista com as quatro medalhas em Paris: bronze por equipes, prata no individual geral e no salto e ouro no solo. Para buscar a marca da ginasta, Isaquias conta também com a torcida da família em Paris.
A esposa Laina Guimarães e os filhos Sebastian, de 6 anos, e Luigi, de 1 ano, marcam presença nas arquibancadas da raia olímpica nesta terça. Sebastian faz 7 anos em 25 de agosto, enquanto Luigi completou 1 ano no início da semana.
Fonte: GE