O Palmeiras terá de reverter a derrota para o Botafogo na ida das oitavas de final da Conmebol Libertadores, e em jogos entre mata-matas Abel Ferreira tem o costume de poupar praticamente toda a equipe. Mas desta vez há o clássico com o São Paulo, às 16h de domingo, marcado antes da decisiva partida no Allianz Parque.
Cria-se, assim, uma encruzilhada para o treinador: ainda que a Libertadores seja o grande alvo alviverde, e o time precise ter força para responder ao 2 a 1 sofrido no Nilton Santos, o Choque-Rei é um confronto direto pelo topo da tabela do Brasileirão.
Palmeiras e São Paulo estão empatados com 38 pontos cada um, a cinco do líder Botafogo depois de 22 rodadas.
Ambos se enfrentarão com a Libertadores no radar, já que o rival tricolor visitou o Nacional na quinta, no Uruguai, e recebe a equipe na semana que vem, também de olho nas quartas de final.
A rivalidade com o São Paulo e a disputa pelas primeiras posições do Brasileirão dão peso maior a um jogo que antes seria esvaziado, uma vez que o campeonato nacional pode virar a única chance de outro título no ano, caso ocorra uma eliminação na Libertadores.
Com sete jogos no mês de agosto, o Palmeiras vem em uma sequência dura, que já rendeu a eliminação na Copa do Brasil para o Flamengo, nas oitavas de final.
Crítico do calendário brasileiro, Abel Ferreira ainda não sabe quem irá escalar no fim de semana. O grupo ganhou folga na quinta e se reapresenta na manhã desta sexta-feira, quando começarão os preparativos para o jogo diante do São Paulo.
Além do desgaste físico, o Verdão tem lidado com lesões. Zé Rafael, Felipe Anderson e Estêvão são potenciais titulares, mas ficaram no banco contra o Botafogo, pois estavam voltando de problemas físicos.
Piquerez e Bruno Rodrigues passaram por cirurgias que devem tirá-los do restante da temporada, enquanto Mayke lida com dores na panturrilha e Dudu está realizando um cronograma à parte para retomar sua melhor condição física.
– Não tem tempo de descanso e nossos jogadores tem que entender toda vez que jogamos aqui (contra o Botafogo) a forma agressiva que nosso adversário joga e temos que igualar eles. Vamos tentar recuperar a forma física e os mais jovens como Giay e Vanderlan ajudar a crescer – disse Abel.
– Recuperar esses jogadores para domingo e ver o que vamos fazer no próximo jogo – resumiu.
Ao menos um desfalque é certo para o clássico: Murilo foi expulso no empate com o Flamengo e terá de cumprir suspensão automática.
O Choque-Rei está marcado para as 16h (de Brasília) deste domingo, no Allianz Parque. Também na sua arena, o Palmeiras receberá o Botafogo, às 21h30 (de Brasília) de quarta, pela decisão da Libertadores.