Análise: Zubeldía acerta estratégia, sai da pressão e ganha novas opções para o São Paulo

por Redação

Era preciso que Zubeldía tomasse uma decisão: poupar o time inteiro para guardar gás para o primeiro jogo contra o Botafogo pelas quartas de Conmebol Libertadores ou escalar o que havia de melhor no São Paulo para voltar a vencer após três jogos em branco numa busca de retomada de confiança.

Termo que virou meme, “Zubeldía e ousadia” desta vez foi dar um passo atrás, segurar os jogadores para o grande desafio da Conmebol Libertadores e escalar um time 100% reserva contra um Cruzeiro que ainda não havia perdido como mandante. E, com todas as mudanças, o São Paulo venceu por 1 a 0 no Mineirão.

Entre as boas decisões tomadas por Zubeldía, algumas se destacam: a mudança para o 3-4-3 já utilizado algumas outras vezes na temporada; a boa construção da linha de zaga com Ruan, Ferraresi (na sobra) e Sabino; e a boa escalação ofensiva do trio com Erick, William Gomes e André Silva.

Forte defensivamente, o São Paulo praticamente não foi ameaçado. Jandrei fez uma única defesa difícil, numa bola cruzada por Matheus Henrique que nem chegaria diretamente ao gol. O time soube marcar com linha de cinco e teve uma noite de boas estreias, principalmente as Ruan e de Santi.

O técnico, agora, precisa enxergar os sinais passados pelos jogadores em Belo Horizonte. Com um time titular que vem derretendo em desempenho, talvez seja o momento de alterações para os duelos com o Botafogo. Ou mudança tática, mantendo o 3-4-3, ou mudança de nomes na linha ofensiva.

Destaques da noite, os atacantes Erick e William Gomes deram velocidade, venceram duelos e conseguiram ser para o time reserva o que vinha sendo Ferreira para o titular antes da lesão. Sem o camisa 47, o São Paulo parece ter perdido aspectos de improvisação e jogadas individuais.

Por ser um jogo fora de casa, no Nilton Santos, e contra um time com muitos jogadores em alta, como Luiz Henrique e Thiago Almada, será importante para o São Paulo não sofrer gols no jogo de ida e sair vivo para a decisão no Morumbis. Até o jogo, Zubeldía precisa traçar sua melhor estratégia.

Fonte: GE

Leia também

Assine nossa Newsletter

* obrigatório