LeBron com o filho, Klay nos Mavs e timaço de Boston: saiba tudo sobre a temporada 2024/25 da NBA

por Redação

Ao menos na pré-temporada da NBA, os holofotes estiveram todos em cima da expectativa em relação à dupla de pai e filho dos Lakers, formada pelo astro LeBron James e seu filho mais velho, o recém-draftado Bronny. Mas a nova temporada promete muito mais emoções, e as equipes já estudam cenários para brigar pelo título da liga em 2024/25. Nesta terça-feira, o atual campeão Boston Celtics vai enfrentar o New York Knicks na primeira partida oficial do campeonato mais esperado pelos amantes do basquete. O time de Massachusetts conquistou seu 18º título na última final da liga, mas há outras franquias que reforçaram o elenco para bater de frente nesta edição, como os Mavericks com a contratação de Klay Thompson. Saiba tudo sobre a próxima temporada da NBA.

LeBron James e filho no mesmo time
Pela primeira vez na história da NBA, um pai e um filho vão jogar no mesmo time. E não é qualquer pai. Um dos maiores jogadores de todos os tempos, LeBron James, aos 39 anos, vai defender o Los Angeles Lakers ao lado de Bronny James jr, de apenas 20, um sonho antigo do camisa 23.

A dupla terá ainda a companhia de Anthony Davis e D’Angelo Russell, mas os Lakers ainda vão ter que correr atrás para levar a melhor contra algumas das melhores franquias da liga. A equipe da Califórnia vai estrear nesta terça-feira contra o Minnesota Timberwolves, assim como o campeão Boston Celtics abre a temporada contra o New York Knicks .

Klay Thompson fora dos Warriors

Pela primeira vez na carreira profissional, Klay Thompson entrou em quadra com uma camisa que não era do Golden State Warriors. Depois de 13 temporadas em São Francisco, o ala-armador estreou pelos Mavericks na pré-temporada da NBA.

Aos 34 anos, jogou três partidas pelo novo time e ainda busca a adaptação em Dallas. Fez 10 pontos no primeiro jogo contra o Utah Jazz, saiu zerado no segundo contra o Los Angeles Clipppers e se recuperou no último compromisso antes do início dos jogos oficiais, contra o Milwaukee Bucks. Fez 11 pontos, sendo nove em bolas de três pontos em sete tentativas. Klay Thompson ainda terá a companhia de luxo de dois gigantes da liga: Luka Doncic e Kyrie Irving.

  • Não fico tão nervoso desde o primeiro jogo das finais de 2015. Vai ser especial. Eu sei – disse o ala-armador após a estreia no time, prevendo algo grande para a temporada do atual vice-campeão da NBA.

Favoritos aos playoffs
Na última temporada, o Boston Celtics dominou a liga. Com um elenco espetacular e entrosado, a franquia de Massachusetts venceu o Dallas Mavericks por 4 a 1 na série da final e conquistou o 18º título da história do time. Com Jayson Tatum, Jaylen Brown, Jrue Holiday, Marcus Smart e Derrick White, os Celtics são grandes candidatos aos playoffs.

Os Celtics, no entanto, enfrentará a concorrência de outros fortes times na briga pelo título. Há muitos outros times com elencos reforçados e que prometem dar trabalho na temporada. Um bom exemplo é o New York Knicks, que vai contar com Jalen Brunson, Josh Hart, Mikal Bridges, OG Anunoby e Karl-Anthony Towns. Oklahoma City Thunder, Philadelphia 76ers, Milwaukee Bucks, Denver Nuggest, Dallas Mavericks e Minnesota Timberwolves também devem chegar fortes na disputa pelo campeonato.

E ainda há os times correndo por fora e que podem surpreender. O Memphis Grizzlies não deu sorte na última temporada. Foi prejudicado pela contusão de diversos atletas da equipe, como Ja Morant. Nesta edição, se a franquia vier com força total, pode contar com a dupla Morant e Marcus Smart para ajudar a equipe. Outra franquia que não pode ser descartada é o Miami Heat. Com Jimmy Butler e Bam Adebayo, a equipe da Flórida pode brigar por uma boa posição na temporada regular. Indiana Pacers, que segue apostando na dupla Pascal Siakam e Tyrese Haliburton para a 2024/2025, é outro nome forte na liga.

É o ano de Wembanyama dominar a liga?

Prata nas Olimpíadas de Paris e eleito Calouro do Ano na última temporada da NBA, Wembanyama chamou a atenção de todo o mundo depois de fazer um grande ano de estreia na liga, pelo San Antonio Spurs. O francês de 20 anos terminou a temporada 2023/24 com média de 21.4 pontos e 10.6 rebotes. Agora com mais experiência, será que o jovem prodígio de 2,24 metros vai dominar a liga?

Gui Santos nos Warriors, e Mãozinha na G-League
Único jogador brasileiro na NBA, Gui Santos está novamente no elenco do Golden State Warriors para a temporada. Mesmo com um contrato que ainda não o garante 100% na equipe, o jogador poderá ser escolhido pelo técnico Steve Kerr para defender o time de São Francisco.

João Marcello Cardoso Pereira, o Mãozinha, por sua vez, assinou um contrato de curta duração com o Memphis Grizzlies para jogos da pré-temporada, mas foi dispensado neste sábado (19). Apesar de não estar nos planos da equipe principal, o jogador de 24 anos deve receber uma oportunidade no Memphis Hustles, time ligado aos Grizzlies que disputa a G-League – uma espécie de liga de desenvolvimento dos Estados Unidos.

Estádio futurístico dos Clippers
Outro atrativo desta temporada será a casa nova do Los Angeles Clippers. O Intuit Dome, arena futurista que custou dois bilhões de dólares (algo próximo de R$ 11 bilhões na cotação atual), tem capacidade para 18 mil pessoas.

A construção do Intuit Dome começou em 2021, em Inglewood, cidade da região metropolitana de Los Angeles. Desde então, os holofotes estão constantemente voltados à casa dos Clippers, por causa de toda a modernidade do projeto. No alto da quadra principal foi colocado um telão gigantesco, que corresponde a cerca de quatro mil televisões de 60 polegadas. A arena ainda terá algumas das acomodações mais luxuosas de toda a NBA, com garagem para os jogadores, por exemplo.

Mais da metade dos medalhistas olímpicos em Paris estarão na NBA
Os Estados Unidos normalmente entram nas Olimpíadas como as favoritos no basquete, mas essa vantagem em relação aos outros países vem diminuindo com o protagonismo de grandes jogadores estrangeiros. O francês Wembanyama e o sérvio Nikola Jokic deram trabalho para a seleção norte-americana, mas ainda não conseguiram impedir o ouro dos EUA. A França ficou com a prata e a Sérvia, com o bronze.

De todos os 36 medalhistas olímpicos desses três países vitoriosos em Paris, 21 estarão na NBA nesta temporada. Mais de 58% dos jogadores vão defender equipes da maior liga de basquete do mundo nos Estados Unidos. São os 12 da seleção americana, cinco da França e quatro da Sérvia.

NBA pode ter o 7º campeão diferente em sete temporadas

Com a vitória do Boston Celtics na última edição, a NBA coroou seis diferentes campeões da liga nas últimas seis temporadas. A equipe de Massachusetts tenta ser o primeiro bicampeão desde 2018. Se não conseguir o título, será o maior período sem um bicampeonato na NBA desde a década de 1980.

Trios para ficar olho 👀
Jayson Tatum, Jaylen Brown e Jrue Holiday (Boston Celtics)
Luka Doncic, Kyrie Irving e Klay Thompson (Dallas Mavericks)
Tyrese Maxey, Paul George e Joel Embiid (Philadelphia 76ers)
Devin Booker, Bradley Beal e Kevin Durant (Phoenix Suns)

Fonte: GE

Assine nossa Newsletter

* obrigatório