Quando a Realidade Brasileira Supera a Ficção: Páginas de Jornalismo que Humanizam é o tema da palestra de Karla Maria, jornalista e escritora que recebe o público neste sábado (12), às 16h, na 2ª Bienal do Livro de Guarulhos, no Internacional Eventos.
A jornalista tem 16 anos de carreira com reportagens sobre direitos sociais e questões religiosas e é a partir de sua experiência profissional e de seus três livros publicados que ela trará a reflexão sobre a realidade que atravessamos no Brasil. Realidades que superam as mentes mais criativas, segundo a jornalista.
“Quero convidar as pessoas a lerem livros e observarem que eles são também ferramentas de formação e compartilhamento de realidades duras e esquecidas em nosso país, e mais, como eles podem nos sensibilizar para o exercício da cidadania, em busca de uma vida com dignidade em nosso país”.
A jornalista é autora dos livros Mulheres Extraordinárias, de 2017, Irmã Dulce, a Santa Brasileira que Fez dos Pobres sua Vida, de 2019, e O Peso do Jumbo, Histórias de uma Repórter de Dentro e Fora do Cárcere, de 2020, todos publicados pela Paulus Editora. Já recebeu diversos prêmios jornalísticos e literários, entre eles o Prêmio Guarulhos de Literatura nos anos de 2017 e 2020.
Neste mês Karla completa dois anos como membro da Academia Guarulhense de Letras (AGL), ocupando a cadeira 8, cujo patrono é o também jornalista Castelo Hanssen. Estão aí bons motivos para acompanhar a palestra da jornalista na 2ª Bienal do Livro de Guarulhos. A entrada e o estacionamento são gratuitos. Os livros de Karla Maria estão sendo vendidos com 20% de desconto nesta Bienal no estande da Paulus Editora.
A autora
Karla Maria é jornalista, escritora e paulistana, mas é em Guarulhos que vive há oito anos. É também nesta cidade que ocupa a cadeira número 8 da Academia Guarulhense de Letras. Especializada em produção editorial e em coberturas sobre direitos humanos, Karla é autora de três livros-reportagem que, a sua maneira, carregada de rigor ético e compromisso social, apresenta o bom e humano jornalismo.
Atualmente é jornalista independente e escreve reportagens para diversos veículos, colabora com a TV Univesp e está em fase de pesquisa para sua próxima obra literária. Já atuou em diversos veículos de comunicação, como Agência Signis de Notícias, os jornais O Trecheiro, Agora SP, Metrô News, Folha Metropolitana e O SÃO PAULO, além das revistas Cidade Nova, Missões, Família Cristã, O Mensageiro de Santo Antônio e os sites Signis Brasil, Repam, Vice, Signis ALC, Jubileu Sul Brasil, GuarulhosWeb, entre outros.
Serviço
Palestra: Quando a Realidade Brasileira Supera a Ficção: Páginas de Jornalismo que Humanizam
Data e horário: 12 de agosto, às 16h, no Auditório Lilás da 2ª Bienal do Livro de Guarulhos, que acontece no Internacional Eventos, na avenida João Cavalari, 133, Vila Hermínia.
Entrada gratuita
Para mais informações acesse as redes sociais da autora @KarlaMariaBRA ou da própria Bienal (@bienaldolivrogru).