Moradores protestam contra reintegração de posse em Guarulhos, na Grande SP; cerca de 70 famílias são retiradas

por Redação

Moradores da comunidade Malvinas, em Guarulhos, passaram a manhã desta terça-feira (26) protestando contra a reintegração de posse do terreno onde vivem há anos, localizado a menos de 3 km do Aeroporto Internacional de São Paulo.

A ação autorizada pela Justiça é resultado de um pedido feito pela concessionária GRU Airport, responsável pelo aeroporto e proprietária do terreno, há cerca de quatro anos.

Segundo a decisão judicial, a comunidade que ocupa o terreno fica exposta a eventuais perigos provenientes das atividades exercidas no aeroporto. Pelo menos 70 famílias, dentre as mil que vivem no local, foram retiradas de lá.

Durante a manhã, a Polícia Militar cercou a região e os moradores chegaram a colocar fogo em objetos no terreno. As famílias relataram que foram informados sobre o processo de reintegração há apenas duas semanas e não conseguiram encontrar um novo local para morar.

“Nós estamos ajudando os moradores a retirar as coisas às pressas das casas deles, preocupados porque [faltam] 30 dias praticamente para o Natal. Eles não tiveram suporte da prefeitura, não tão cadastrados para poder pegar nenhum benefício”, afirmou o líder comunitário Ricardo Vicente.

Por nota, a GRU Airport afirmou que está prestando assistência para garantir o transporte das famílias e guardar os pertences de quem foi afetado pela reintegração de posse. A concessionária disse ainda que a Prefeitura de Guarulhos é responsável por cadastrar os moradores para que recebam o aluguel social.

Já a administração municipal informou que não tem responsabilidade sobre o processo de integração, mas que trabalha com o Governo Federal e com o Ministério Público para auxiliar as famílias afetadas.

Fonte: G1

Leia também

Assine nossa Newsletter

* obrigatório