GCM apreende 40 aves silvestres e duas exóticas engaioladas em situação de maus-tratos Jardim Testae

por Redação

A Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreendeu 40 aves silvestres e duas exóticas mantidas ilegalmente em gaiolas mal conservadas, sem ventilação, com higiene precária e alimentação deficiente na manhã desta quarta-feira (11) na rua Henrique José Testai, no Jardim Testae. A equipe patrulhava a região quando flagrou a situação e o cativeiro ilegal, uma vez que as aves não possuíam anilhas com registros de autorização do Ibama.

O proprietário, um homem de 67 anos, foi encaminhado à Delegacia de Investigações sobre Infrações Contra o Meio Ambiente, assim como as gaiolas e os 42 pássaros. Foram identificadas as espécies coleirinha (11), bigodinho (1), papa-capim (3), canário-da-terra (8), tico-tico (10), galo-de-campina (3), sabiá-branco (1), papagaio-verdadeiro (2) e papagaio-do-mangue (1). Complementando a lista, dois pássaros da espécie agapórnis, aves exóticas originárias do sudoeste da África.

A autoridade policial lavrou boletim de ocorrência por crimes previstos na lei 9.605/98, que prevê detenção de seis meses a um ano e multa por utilizar espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão e por praticar ato de abuso e maus-tratos aos animais silvestres, cuja pena é de detenção de três meses a um ano e multa.

Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo, onde receberão cuidados especializados de biólogos e médicos veterinários, passando por avaliação clínica, biológica e exames para a definição do melhor tratamento e o ingresso no processo de reabilitação e soltura.

Leia também

Assine nossa Newsletter

* obrigatório