A Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos plantou mais de 47.300 árvores nativas da Mata Atlântica por todas as regiões da cidade ao longo dos últimos anos, durante a gestão do prefeito Guti, com atenção especial aos eixos de calor, que registram temperaturas médias mais elevadas do que no restante do município, como as regiões Pimentas, Cumbica, Bonsucesso e Parque Cecap.
Realizados sob a orientação dos técnicos da Divisão de Arborização da pasta, os plantios contaram com a participação voluntária de crianças e adultos e aconteceram em locais como escolas, praças, canteiros de avenidas e parques. As iniciativas buscaram sensibilizar os voluntários sobre a importância da arborização urbana para a melhoria da qualidade de vida.
Guti comentou sobre a importância das ações de plantio. “A presença de árvores de tamanhos adequados a cada lugar é fundamental para ajudar a amenizar a temperatura ambiente, promover beleza para a cidade, além de abrigo e alimento para muitos animais. Nesses oito anos procuramos fazer nossa parte para ajudar a preservar o meio ambiente e assim colaborar com as iniciativas de combate às mudanças climáticas”, comentou o chefe do Executivo.
Todas as mudas utilizadas foram produzidas no Horto Florestal Reserva Biológica Burle Marx, no bairro Água Azul. Dentre as espécies nativas da Mata Atlântica regional escolhidas para os plantios estão pitangueira, grumixama, araçá-goiaba, cambucá, cereja-do-rio-grande, caroba, ipê-branco, ipê-amarelo, ipê-roxo, aroeira, manacá-da-serra, pau-brasil, quaresmeira, jacarandá, guapuruvu, ingá, pau-ferro, pau-formiga e pau-viola.
Demais resultados
Também integram o balanço apresentado pela Prefeitura a distribuição gratuita de 43.653 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica regional, a realização de 30.357 podas de árvores, a remoção de 4.751 árvores, a instalação de 82 academias populares e de 150 playgrounds, além do atendimento a cerca de 17 mil pessoas em cursos e palestras sobre educação ambiental.