A Serraria Ecológica da Prefeitura de Guarulhos recebeu na última quarta-feira (8) a visita técnica de um grupo de professores e pesquisadores do projeto PodaLab, vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, juntamente com alunos da instituição. A ação, coordenada pelo Laboratório de Criatividade e Inovação da Secretaria de Gestão (Esap-Lab), visa à parceria para a capacitação técnica de servidores do equipamento para o desenvolvimento de projetos como a fabricação de mobiliários urbanos e produtos em madeira feitos com materiais resultantes de podas e remoção de árvores.
As parcerias institucionais têm um impacto profundo no fortalecimento do serviço público, segundo o coordenador do Esap-Lab, Alex Garcia. “São uma rica troca de experiências. Temos muito a ensinar e também a aprender”, afirma.
A serraria, integrante da Secretaria de Meio Ambiente, recebe cerca de 800 toneladas por mês de resíduos florestais, entre galhos, troncos e restos de roçagem, que são reaproveitados para estruturas de construção como caibros e para mobiliário de parques e praças da cidade.
A relevância do equipamento municipal foi destacada pelo professor do Departamento de Tecnologia da FAU, Tomás Queiroz Ferreira Barata, que estava acompanhado da professora Fernanda Gomes Faust. “Guarulhos tem uma serraria ecológica diferenciada, um espaço único. O material chega direto para ser beneficiado, o que é uma oportunidade incrível para explorar o potencial desses resíduos de forma sustentável”, disse o docente.
O grupo participa do PodaLab, um projeto da faculdade que visa à valorização dos resíduos arbóreos e seus potenciais usos de forma a contribuir para a consolidação de cidades mais sustentáveis.