‘Não tenho condições pela idade’, diz Dom Raymundo Damasceno, mais velho cardeal brasileiro, sobre ser eleito papa

por Redação

Dom Raymundo Damasceno embarcou nesta quinta-feira (24) para Roma, na Itália. Ele é um dos oito cardeais brasileiros que pode ser eleito papa no conclave.

Nascido em Capela Nova, no Campo das Vertentes, o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Aparecida (SP) pode receber votos no conclave que vai escolher o novo papa, mas não pode votar — já que tem 88 anos e a idade máxima para a participação é de 80. Ele é o único brasileiro nesta situação.

Antes da viagem, Dom Raymundo falou à TV Integração sobre a expectativa para a escolha do novo pontífice. Fiéis de sua terra natal e religiosos de Brasília e Aparecida torcem por sua eleição, mas ele considera a possibilidade pequena.

Até a escolha do novo papa, Dom Raymundo participará do Colégio dos Cardeais no Vaticano, discutindo assuntos urgentes da Igreja.

Segundo Dom Raymundo, o novo papa deverá seguir os passos de Francisco, que deixou um rico legado em 12 anos de liderança.

“Houve um período muito rico, com algumas inovações. Eu creio que ele deixa algumas marcas importantes na Igreja, como, por exemplo, essa capacidade de acolher as pessoas, acolher os mais vulneráveis da sociedade, acolher todos, sem distinção nenhuma”, analisou ele, que, em 2013, participou do conclave que elegeu Francisco.

Dom Raymundo representou o Vaticano em MG
Em 2022, Dom Raymundo representou o Vaticano na beatificação de Isabel Cristina, em Barbacena. Isabel foi assassinada aos 20 anos em 1982, em Juiz de Fora. Em 2020, o Papa Francisco reconheceu seu martírio.

Trajetória religiosa de Dom Raymundo
Dom Raymundo nasceu em Capela Nova (MG) em 15 de fevereiro de 1937. Aos 10 anos, ingressou no Juvenato São José dos Irmãos Maristas em Mendes (RJ).

Aos 18 anos, voltou para Minas e entrou no Seminário Menor, em Mariana, onde cursou o ensino médio e concluiu Filosofia. Foi ordenado padre aos 31 anos, após estudar na Itália e Alemanha.

Atuou como pároco por quase 20 anos, iniciando em Brasília. Em 15 de setembro de 1986, foi ordenado bispo. Em 2004, tornou-se arcebispo de Aparecida, onde permaneceu por 13 anos.

Foi secretário-geral e presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e da da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 20 de outubro de 2010, foi anunciado como cardeal pelo Papa Bento XVI e participou do conclave de 2013.

Sete cardeais brasileiros com direito ao voto
No Brasil, são oito cardeais. Exceto Dom Raymundo, os outros sete têm direito a voto:

Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, 65 anos.
Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, 64 anos.
Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anos.
Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos.
Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, 57 anos.
João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, 77 anos.
Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, 74 anos.

Fonte: G1

Leia também

Assine nossa Newsletter

* obrigatório