Um público de mais de 150 pessoas participou da abertura da 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Guarulhos “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, nesta quinta-feira (8), no auditório da Universidade Guarulhos. Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), o evento prossegue nesta sexta-feira (9), das 8h às 17h, no auditório F da UNG, com a eleição de sete delegados que irão representar o município na 16ª conferência estadual e discussões de propostas a serem apresentadas na etapa paulista da conferência, em agosto.
O secretário da SDAS, Henrique Rocha Menezes, destacou sua missão à frente da pasta. “Estamos aqui há quase cinco meses e em nosso plano de governo pensamos em levar o serviço público para perto da população como uma política pública. Estar perto das pessoas e cuidar de quem mais precisa é nossa missão,” disse o gestor. Ele enumerou ainda conquistas obtidas nesses 130 dias à frente da pasta como a entrega de um novo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) IV Cidade Satélite, a duplicação das vagas nos cursos de capacitação, entre outras.
A importância da união do segmento foi tratada pela subsecretária de Políticas para o Idoso, Cristina Santana Gonçalves. “É um prazer compor a subsecretaria e um desafio pensar no idoso e na garantia de seus direitos. Há necessidade de os idosos se unirem, comporem e refletirem com consciência sobre o que irão propor no evento para que, em breve possamos colher os resultados das políticas públicas efetivadas”, afirmou Cristina.
Já o presidente do CMDPI, Miguel Hackmey, agradeceu o trabalho desempenhado pela equipe da Casa dos Conselhos. “A equipe teve um papel muito importante na organização e na mobilização das pessoas 60+ para este evento. A conferência, que foi dividida em dois dias em razão do número de habitantes da cidade, é um espaço de diálogo, de construção conjunta de propostas e de busca da equidade nas políticas públicas para o idoso,” declarou o presidente do colegiado.
Tema
O tema “Envelhecimento humano e suas Perspectivas Futuras” foi abordado na palestra de Sérgio Vallim, membro do Conselhos Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. “Somos hoje 215 milhões de brasileiros e 15,6% são idosos, ou seja, 33 milhões. A projeção é de que em 2060 sejam 73 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que irá transformar a estrutura etária do país. Isto acontece pelo avanço da ciência, da medicina, da tecnologia e também porque a cultura do país mudou: o homem passou a se cuidar mais. Este evento é um dos caminhos da população da melhor idade se manifestar e participar da escolha de políticas públicas para a pessoa idosa,” explicou Vallim, diretor executivo do Lar Madre Regina e membro do CMDPI.
A conferência contou com a participação de representantes da OAB Guarulhos e de integrantes do grupo Artistas Visitantes, composto por pessoas idosas que se apresentam gratuitamente em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) e abrilhantaram o evento com danças.
Propostas
Ao todo, os participantes da conferência irão definir 15 propostas, às quais deverão ser norteadas por cinco eixos: financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.