Um adolescente, de 16 anos, que supostamente teria colocado fogo em uma sala do IEMG (Instituto de Educação de Minas Gerais), na manhã desta quarta-feira (22), no bairro Funcionários, na região Centro-Sul da Capital, procurou a Polícia Militar, durante a noite, no bairro Nossa Senhora da Conceição, em Contagem, na Grande Belo Horizonte.
Em conversa com os policiais, o estudante contou que estava acompanhado de outro adolescente, de 13 anos, em uma das salas da escola, com várias carteiras empilhadas e cobertas por plástico. Os dois teriam acendido um cigarro, que foi jogado fora, ainda aceso, sobre o material inflamável. Os alunos também teriam usado um isqueiro para colocar fogo no local e deixaram a sala. Rapidamente, as chamas se propagaram. O rapaz mais velho, no entanto, revelou que não teve a intenção de provocar os estragos.
Ao ver a repercussão do caso, o adolescente acabou contando para a mãe o que havia acontecido. O jovem foi ouvido e liberado. Após o incêndio, as aulas foram suspensas em todo prédio.
Vítimas
Até o final da tarde, 40 vítimas, sendo 39 estudantes e uma funcionária da escola haviam sido atendidas no pronto socorro do Hospital João 23, no centro de BH. Até a publicação desta reportagem, 28 haviam recebido alta; uma foi transferido para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e os demais 11 ficaram em observação, estáveis.
Vistoria
Durante a noite, a Defesa Civil de Belo Horizonte concluiu a vistoria nos locais atingidos pelas chamas, duas salas e um corredor. Houve danos superficiais, com queda do reboco das lajes e paredes, mas sem riscos estruturais ao prédio. Assim, após os reparos, as dependências poderão ser usadas normalmente. Por meio de nota, A SEE-MG (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais) informou que as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (27).
Veja a íntegra da nota
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que as atividades pedagógicas de todos os estudantes do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), em Belo Horizonte, serão retomadas na próxima segunda-feira (27/3). A previsão é de que parte das aulas já iniciem em um prédio próximo a unidade, onde os estudantes ficarão instalados provisoriamente, até a finalização das obras de restauração do prédio histórico. Os estudantes do ensino fundamental, que têm aulas no prédio anexo, que fica ao lado e não foi atingido pelo incêndio, também retomam as atividades na segunda.
Sobre as intervenções, ressaltamos que a previsão é de que o edital de licitação da obra seja publicado ainda neste semestre, assim como a implantação do projeto do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), o qual inclui a instalação de um sistema de alarme para incêndio. Informamos ainda que o IEMG possui equipamentos de segurança necessários, como hidrantes e extintor de incêndio, que foram usados no combate às chamas nesta ocorrência.
Fonte: r7