Aluna de cinco anos da rede municipal de ensino cria desenho com mensagem positiva e inspira carta emocionada

Sophia e sua avó Neli

O desenho de um arco-íris em um cartaz com uma mensagem de esperança. A aluna Sophia Mulzomi da Silva, de cinco anos, estudante da EPG Olavo Bilac, está radiante e não é para menos. Logo depois de realizar uma das atividades do programa Saberes em Casa, conteúdo digital oferecido pela Secretaria de Educação aos alunos da rede municipal, ela recebeu algo surpreendente: uma carta de agradecimento.

A missiva emocionada, assinada por uma mulher que se identificou apenas como Margareth, foi deixada na caixinha de correio da casa de Sophia, no Jardim Tranquilidade, ao lado do cartaz que a menina pregou no portão. A carta dizia: “Depois de um dia de trabalho passo pela sua rua, desanimada, lembrando das notícias ruins que recebi hoje, de amigos e conhecidos que ou faleceram ou estão doentes. Deparo em um gesto de carinho, conforto e otimismo no seu portão, através da linda pintura e mensagem infantil onde está escrito ‘tudo vai ficar bem, Deus seja louvado’”.

Desde então, o que era apenas mais uma das atividades para os alunos elaborarem em casa com a ajuda dos pais e responsáveis tornou-se motivo de esperança, inspiração e a confirmação de que o programa Saberes em Casa tem alcançado muito mais que os objetivos de aprendizagem: tem tocado o coração das pessoas.

Tudo vai ficar bem

A tarefa de elaborar o cartaz com o desenho e a mensagem foi solicitada dias antes pela educadora Joyce Recco, apresentadora do quadro É Brincando que se Aprende, um cantinho especial dentro do programa Saberes em Casa dedicado às crianças dos estágios I e II da Educação Infantil.

Apesar de simples, a tarefa tinha lá seus desafios: fazer o desenho de um arco-íris para alegrar o mundo. Para isso era preciso confeccionar um cartaz com qualquer material disponível em casa, lápis de cor, canetinha, giz de cera, tinta guache. E não parava por aí, era necessário ainda deixar o cartaz pregado do lado de fora de casa para que o maior número de pessoas pudesse vê-lo com a seguinte mensagem de esperança: “vai ficar tudo bem!”.

Professora do Estágio II, Ana Maria de Lima Barros recebeu da avó de Sophia fotos do cartaz da menina e da carta escrita como forma de agradecimento e compartilhou a devolutiva positiva com os demais professores da escola no grupo do WhatsApp. “Temos muitas dificuldades para receber devolutivas do nosso trabalho pedagógico e das atividades elaboradas de modo remoto, então, saber que esse trabalho tocou alguém, que impactou a vida de outra pessoa que estava precisando daquela mensagem naquele dia, é muito emocionante, nos deixa a sensação de que nosso papel tem sido cumprido”, comemorou a educadora.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro