Alunos da rede pública municipal recebem treinamento de robótica no ENIAC

Centro universitário fornece gratuitamente equipamento, treinamento e qualificação para os estudantes das escolas públicas se prepararem para o campeonato de robótica FIRA Brasil

O ENIAC – instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior – cedeu sua estrutura para que alunos de escolas públicas municipais possam se preparar para a etapa paulista do campeonato de robótica FIRA Brasil, que reúne competidores de todo o país. Cinco equipes formadas por estudantes da rede municipal já estão treinando com equipamentos adequados e profissionais qualificados para encarar a competição, que acontece em agosto.

O FIRA Brasil classifica alunos brasileiros majoritariamente de escolas privadas para participar da competição interacional de robótica de mesmo nome. Historicamente, apesar de poderem participar, os alunos de escolas públicas chegam à competição despreparados e com poucas chances de classificação. Agora, usando a estrutura do ENIAC, os alunos da rede municipal de Guarulhos terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades e avançar no torneio.

Os professores das escolas públicas também estão recebendo capacitação e poderão compartilhar este conhecimento com mais crianças. Estão inscritas na etapa paulista do FIRA Brasil cinco equipes de estudantes e docentes de escolas dos bairros Cidade Aracília, Jardim Presidente Dutra, Cidade Parque Alvorada e Centro.

A iniciativa é fruto da parceria entre o ENIAC – por meio do Centro de Inovação Tecnológica Innovation Guarulhos (CITIG) –, a Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) e a Secretaria de Educação. “Estamos fornecendo equipamento, treinamento e qualificação. Nós apadrinhamos estes meninos que, agora, estão treinando junto com os alunos do ENIAC”, conta o diretor do Citig, o professor Sebastião Garcia.

Para o mantenedor do ENIAC, Ruy Guérios, ajudar na preparação desses alunos é mais uma iniciativa social da instituição. “Acreditamos que a educação transforma vidas. Participar de uma competição como essa pode mudar o destino de qualquer aluno para melhor. Vamos cuidar da preparação destes meninos como cuidamos na preparação do nosso time”.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro