Alunos de escola municipal coletam mais de 30 mil tampinhas plásticas

Cidadania, empatia e respeito ao meio ambiente. Na última semana, alunos do 4º e do 5º ano da EPG Aristides Castelo Hanssen participaram da premiação do programa Tampinha Legal, ação de coleta de tampas plásticas realizada em parceria com a Biblioteca Cidade Seródio e que serão destinadas à ONG Ação e Vida, na região do Cabuçu.

Nessa ação conjunta a Biblioteca Cidade Seródio premiou os alunos que coletaram o maior número de tampinhas com kits de livros infantojuvenis. O aluno Murilo Eduardo Carvalho Bezerra, do 5º ano E, levou o 1º lugar com 6.043 tampinhas arrecadadas. Em 2º lugar ficou a aluna Isabelle Rosa Mendes, do 5° ano E, com 3.949 unidades, e em 3º lugar Melissa Morais Amorim, também do 5° ano B, que entregou 3.784 tampinhas. No total foram arrecadadas mais de 30 mil tampinhas na ação.

De acordo com a bibliotecária Célia Silveira, a iniciativa foi excelente, porque além de gerar engajamento de professores e alunos também garantiu que a ONG Ação e Vida possa reverter as tampinhas coletadas em recursos para custear suas despesas com o atendimento de crianças e famílias carentes do Cabuçu.

“Por meio dessa ação as crianças têm a chance de aprender a preservar o meio ambiente, criam empatia pelo próximo e crescem cidadãos conscientes de seu papel na sociedade”, comemorou Célia.

Educação e direitos humanos

A coordenadora pedagógica da EPG Aristides Castelo Hanssen, Marianna Lima Moreira, explicou que a atividade está alinhada ao projeto político-pedagógico (PPP) da escola e tem como foco uma educação pautada nos direitos humanos para fomentar o crescimento de cidades inclusivas, sustentáveis e mais justas.

“Esta ação tem como objetivos principais a consciência da cidadania e a preservação ambiental planetária, temas centrais do PPP que está sendo construído em conjunto com a comunidade escolar em consonância com dois grandes norteadores do nosso planejamento, o Quadro de Saberes Necessários (QSN) enquanto currículo da rede municipal de Guarulhos e a Agenda 2030 da ONU e seus Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”.

Mariana contou ainda que os alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também participaram incisivamente da coleta das tampinhas plásticas.

O sucesso desse programa é o engajamento de todos. A entrega de tampinhas pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, em um dos postos de coleta em Guarulhos, na Biblioteca Monteiro Lobato, que fica na rua João Gonçalves, 439, Centro, e na Biblioteca Cidade Seródio, que fica na rua Mesquita, 103, Cidade Seródio.

As ações de coletas de cartelas de medicamentos e tampinhas promovidas pela Prefeitura de Guarulhos são essenciais para beneficiar outras pessoas e instituições. Para mais informações entre em contato pelo telefone (11) 2087-6900.

Tampinha Legal

Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina. Nessa campanha são aceitos quaisquer tipos de tampas plásticas, itens que são destinados à ONG Ação e Vida, organização certificada em boas práticas e transparência em gestão pela Phomenta, membro do Comitê Internacional de monitoramento de ONGs.

Desde 2016 o programa já registrou um total de mais de 500 milhões de tampinhas coletadas em todo o Brasil. O valor arrecadado com a venda das tampinhas ajuda a manter os projetos sociais existentes da ONG Ação e Vida, como cursos de qualificação, distribuição de cestas básicas, entre outros.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro