A quinta vitória consecutiva do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, conquistada no último domingo sobre o Juventude, por 3 a 1, tem algo em comum com as outras: Raphael Veiga foi um dos grandes destaques da equipe. E isso tem feito muita diferença para o Verdão viver seu melhor momento na temporada.
Nos últimos anos, as grandes conquistas passaram muito pelas boas atuações de Veiga, que lhe renderam até convocações à seleção brasileira. Em 2024, porém, as coisas com o meia não estavam saindo com naturalidade, apesar de ele ainda acumular bons números.
A oscilação em determinado momento fez com que ele assumisse publicamente a má fase, culminando em pedidos para não bater pênaltis (ele é o batedor oficial) em três ocasiões na temporada por não estar com a confiança em alta.
Mas no mês de junho a maré de Raphael Veiga virou, e jogo após jogo ele vai dando claras demonstrações de que tem retomado a fase do “bom e velho” Veiga.
No último domingo, diante do Juventude, o Palmeiras teve dificuldades para entrar na defesa da equipe gaúcha. O técnico Roger Machado foi ao Allianz Parque com uma proposta bem definida de se defender e anular o máximo possível o garoto Estêvão.
Com isso, Veiga conseguiu ter espaços entre o meio e a intermediária e comandou a vitória. Se no primeiro tempo ele quase marcou com finalizações de fora da área, na etapa final ele foi garçom.
Aos 3 minutos da etapa final, o seu cruzamento da direita encontrou a cabeça de Flaco López, que pulou alto para colocar a bola no canto do gol e abrir o placar. Quando o jogo se mostrava mais uma vez amarrado, após o empate do Juventude, Veiga novamente apareceu.
Aos 29 minutos, o meia cruzou da direita. Flaco não conseguiu acertar a cabeçada em cheio, mas a casquinha na bola foi suficiente para encontrar Estêvão, que bateu firme para desempatar.
Com o jogo mais tranquilo, o Palmeiras fez o terceiro com Mayke e teve duas chances de ampliar justamente com Veiga. Primeiro em um chute quase de dentro da pequena área, defendido por Gabriel. Depois, em uma pancada de fora da área que também parou no goleiro.
A retomada do bom momento de Veiga, aliada à estrela de Estêvão, é a grande notícia para o Verdão neste momento da temporada. Com o meia em alta, a chance de vitória se mostra muito maior.
Com a assistência no último domingo, o camisa 23 acumulou 15 participações em gols em 30 jogos disputados em 2024. São dez gols e cinco assistências.
Fonte: GE