ASSEAG e Prefeitura agilizam a liberação de Laudos de Inspeção Predial

Após intensas conversas lideradas pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guarulhos (ASSEAG) com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SDU), a partir de agora os Laudos de Inspeção Predial não precisam mais passar por análise dos engenheiros da área de fiscalização de obras, o que estava atrasando em até um ano a liberação de licenças de funcionamento na cidade.

De acordo com a vice-presidente da ASSEAG, a arquiteta urbanista Magda Berberich, a partir de agora as licenças de funcionamento serão emitidas e a responsabilidade sobre a estabilidade, condições de uso e instalações passam a ser única e exclusivamente do responsável técnico pela inspeção e do responsável legal pela empresa.

Magda esclarece que este processo é obrigatório desde 2004, com o surgimento do Código de Obras Municipal, no entanto, somente a partir de 2018 é que essa exigência passou a ser solicitada para liberação de licenças de funcionamento de empresas instaladas em imóveis com mais de 500m² para emissão do Certificado de Inspeção Predial.

A obrigação é de que o laudo seja realizado dentro das normas técnicas da ABNT, por um profissional da área técnica: Engenheiro Civil ou Arquiteto, trazendo mais segurança as edificações comerciais, industriais e de serviços. Conforme o grau de complexidade da edificação, outros profissionais devem complementar o laudo, como Engenheiro Eletricistas e Mecânicos.

De agora em diante, a norma de inspeção predial não será passível de análise e aprovação por outro profissional, e os laudos, acompanhados com ART/RRT, serão juntados ao processo com os demais documentos e, então, serão liberados.

“Conseguimos uma agilidade maior para esse processo e tenho certeza de que não só a nossa classe profissional ganha, mas também toda a sociedade”, finaliza Magda. O laudo pode ser feito a partir do modelo fornecido pela Prefeitura na página de Serviços, disponível aqui.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro