Banco de Leite Humano de Guarulhos completa 21 anos

Há mais de duas décadas o Banco de Leite Humano Municipal de Guarulhos (BLHG) presta atendimento a mães com dificuldade no aleitamento materno ou que desejam doar leite, além de fazer orientações quanto à postura, posicionamento e pega da mama. Em média, o serviço, que completou 21 anos nesta quarta-feira (29), atende cerca de 2 mil usuárias por ano e faz parte da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, a maior e mais complexa mundo.

Para se ter uma ideia, o programa é modelo para a cooperação internacional em mais de 20 países das Américas, da Europa e da África, estabelecida por meio da Agência Brasileira de Cooperação. Em Guarulhos, o BLHG ainda capacita profissionais de saúde e realiza grupos educativos de gestantes, shantala (um tipo de massagem indiana) e introdução alimentar com aproximadamente 300 participantes por ano.

Mas não só. Anualmente o serviço realiza cerca de 1.400 coletas na residência de doadoras solidárias de leite humano ordenhado. Inclusive, neste período de pandemia, 50 doadoras mantiveram a solidariedade, e graças a elas os recém-nascidos do Hospital e Maternidade Jesus, José e Maria, do Hospital Geral de Guarulhos e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Suzano puderam ser nutridos. A média de leite humano doado anualmente pelo BLHG é de 550 litros para aproximadamente 900 recém-nascidos. 

O leite doado passa por um rigoroso processo de controle de qualidade para inativar 100% dos microrganismos patogênicos que possam estar presentes, o que pode ser visto no vídeo institucional que a Prefeitura de Guarulhos lançou em seu canal do YouTube nesta quinta-feira (30) para que a população possa ter acesso ao trabalho oferecido pelo serviço.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro