Bárbara Santos perde para ex-campeã mundial e é eliminada no boxe

por Redação

Estreante em Jogos Olímpicos, a atual campeã pan-americana do peso-meio-médio (até 66kg), Bárbara Maria dos Santos, caiu na primeira luta nas Olimpíadas de Paris 2024. Ela foi superada pela taiwanesa Nien Chin Chen, ex-campeã mundial, por decisão unânime (5-0) nas oitavas de final nesta quinta-feira, na Arena Paris Norte.

A pugilista baiana de 33 anos de idade se emocionou ao dar entrevista após o revés que encerrou sua primeira olimpíada prematuramente.

  • Apesar da derrota, é a gratidão, porque só eu e Deus sabemos o trajeto que percorri até aqui. Foi tudo muito difícil, tudo muito árduo, porque a vida de um atleta nunca é fácil. Mas me sinto com a sensação de dever cumprido, porque persisti todos esses anos, participei de competições importantíssimas, onde obtive medalhas. Hoje chegar aqui nas Olimpíadas, nunca tinha imagina chegar tão longe, não pelo meu potencial, mas pelas oportunidades mesmo. E assim como treino muito, as adversárias treinam também. E não tem como saírem dois vencedores. É ou eu, ou ela, e hoje ela se superou, ela me superou, foi melhor que eu, e é mérito todinho dela. Só tenho que agradecer mesmo – declarou Bárbara, que deixou sua família na Bahia para treinar com a seleção brasileira em São Paulo.

A luta
Chen tomou o centro do ringue e ditou o ritmo do combate no primeiro assalto. Mais forte, a taiwanesa acertou bons golpes e não sentiu a vantagem de envergadura da brasileira. Bárbara não fugiu da luta, mas não encontrou o tempo de ataque e foi castigada por cruzados e diretos quando hesitava. Chen venceu o primeiro round na pontuação de todos os juízes.

O segundo round seguiu o mesmo ritmo do primeiro. Chen foi mais ofensiva e rápida que a brasileira, que era mais lenta com os golpes. Além disso, a alternância de base da taiwanesa confundia a baiana. Bárbara acertou um bom cruzado de direita ao final do assalto que fez Chen cair para frente, mas não foi aberta contagem e não foi suficiente para mudar a opinião dos juízes, que deram novamente o round de maneira unânime para a taiwanesa.

Necessitando um knockdown para ao menos empatar o confronto, Bárbara foi para cima, combinando mais golpes. Mas Chen mostrava uma esquiva eficiente e tratava apenas de administrar a vitória, praticamente garantida. Mesmo sem fazer muito, a taiwanesa venceu também o terceiro assalto de maneira unânime.

Mais cedo, outra brasileira, Caroline Almeida, foi eliminada também nas oitavas de final no peso-mosca-ligeiro (até 50kg).

Fonte: GE

Leia também

Assine nossa Newsletter

* obrigatório