O Brasil terá pela frente um adversário organizado, veloz e confiante nas oitavas de final da Copa do Mundo. O Japão chega invicto ao mata-mata e tentará alcançar um feito inédito em sua história: vencer uma fase eliminatória em Mundiais e avançar além das oitavas.
Os japoneses já chegaram cinco vezes às fases eliminatórias da Copa do Mundo, mas foram eliminados nas quatro primeiras oportunidades em que disputaram as oitavas de final, etapa que representava o primeiro mata-mata até a Copa do Catar, em 2022.
Sob o comando do técnico Hajime Moriyasu, que está no cargo há oito anos, a seleção japonesa aposta em um time de ataque rápido, meio-campo consistente e boa organização tática. A campanha na fase de grupos terminou sem derrotas, com empate por 2 a 2 diante da Holanda na estreia, goleada por 4 a 0 sobre a Tunísia e empate em 1 a 1 com a Suécia.
Na partida contra os suecos, Moriyasu escalou Ritsu Doan, Daizen Maeda e Ueda no ataque. O trio se destacou pela velocidade e qualidade no controle da bola. O gol japonês nasceu de uma triangulação entre os três, concluída por Maeda. Ueda, por sua vez, marcou um dos gols da vitória do Japão sobre o Brasil em amistoso realizado em Tóquio no ano passado.
Na defesa, o Japão conseguiu conter boa parte das investidas da Suécia, que contou com Alexander Isak e Viktor Gyokeres no ataque. O goleiro Zion Suzuki falhou no gol de Anthony Elanga, em um chute de longa distância, mas se recuperou ao fazer defesas importantes diante de Isak, incluindo uma intervenção decisiva nos acréscimos que evitou a virada sueca.
Nos minutos finais, após diversas substituições promovidas por Moriyasu, a equipe japonesa sofreu forte pressão, mas conseguiu segurar o empate.
A seleção japonesa busca superar o histórico de eliminações em Copas. Em 2022, liderou o grupo após vencer Alemanha e Espanha, mas caiu nos pênaltis para a Croácia, que depois eliminou o Brasil. Já em 2018, abriu 2 a 0 sobre a Bélgica nas oitavas, porém sofreu a virada no fim da partida, e os belgas também acabaram eliminando os brasileiros nas quartas de final.
O Japão ainda precisou lidar com baixas importantes antes do torneio. O capitão Endo foi cortado por lesão às vésperas da estreia contra a Holanda e posteriormente anunciou aposentadoria da seleção. Semanas antes, Kaoru Mitoma, meia do Brighton e considerado um dos principais jogadores do país, também ficou fora da Copa.
Por outro lado, há expectativa pelo retorno de Takefusa Kubo. O meia lesionou o joelho na estreia diante da Holanda, desfalcou a equipe nos dois jogos seguintes e voltou a correr em campo durante os treinamentos nesta semana.
Brasil e Japão se enfrentam na próxima segunda-feira, às 14h (horário de Brasília), em Houston, pelas oitavas de final da Copa do Mundo.
Fonte: GE