Brasil sofre com Michieletto, é dominado e perde para a Itália na Liga das Nações

O Brasil perdeu para a Itália na abertura da terceira semana da Liga da Nações, na madrugada desta terça-feira. Os italianos venceram por 3 sets a 1, com parciais de 23/25, 25/20, 25/15 e 25/21. A partida foi em Pasay City, nas Filipinas, palco dos três próximos confrontos dos brasileiros. O maior pontuador da partida foi o oposto italiano Romano com 20 pontos, mas o craque do jogo foi Michieletto. Com 17 pontos, o ponteiro comandou a seleção da Itália. Pelo lado do Brasil, destaque para Honorato, maior pontuador brasileiro com 15 pontos.

Depois do jogo contra a Itália, a equipe comandada por Renan Dal Zotto folga nesta quarta e, na sequência, encara Holanda, Polônia e China. O sportv 2 transmite as partidas da Liga das Nações.

O Brasil permanece na terceira colocação com seis vitórias e três derrotas na Liga das Nações. Já a Itália sobe para 5º, com o mesmo número de vitórias do Brasil, porém atrás nos critérios de desempate. A seleção brasileira tem a vantagem nos pontos: 19 a 18

O líder da classificação geral é o Japão, única equipe com 100% de aproveitamento até aqui, em 8 jogos. Logo após os japoneses, estão os Estados Unidos e, em seguida, aparece a seleção brasileira.

O jogo
O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio. As equipes vinham alternando a liderança até o 15° ponto. Comando por Honorato, o Brasil conseguiu abrir e segurar uma vantagem de dois pontos até fechar em 25/23.

O segundo set parecia que seria de tranquilidade para os comandados de Renan Dal Zotto. O Brasil chegou a abrir quatro a zero, mas foi cometendo diversos erros ao longo da parcial. A Itália se aproveitou do momento ruim do time brasileiro e conseguiu fechar o set em 25/20.

No terceiro set, a Itália passou a sacar em Lucarelli que não estava em um momento bom na recepção, assim como todo o time brasileiro. Os italianos também conseguiram neutralizar Honorato, o que dificultava o jogo do Brasil. Jogando de forma confortável, a Itália virou o jogo e fechou a terceira parcial em 25/15.

No quarto set, o Brasil voltou a entrar no jogo e equilibrou a partida. Muito por conta da excelente atuação de Felipe Roque que aparecia como uma boa solução para o ataque brasileiro. Porém, na reta final da parcial, a Itália voltou a comandar o jogo e, com show de Michieletto, fechou o set em 25 a 21.

Esquema de classificação da Liga das Nações
A Liga das Nações é disputada entre 16 seleções, com duas fases de competição. Na primeira, cada equipe joga 12 vezes, em três etapas diferentes. Cada jogo vale pontos para a tabela classificatória.

Ao final das três rodadas, as oito melhores equipes avançam à fase final. O país que sediar a disputa pelo título tem lugar garantido entre os classificados. No caso da competição masculina, a Polônia já tem vaga garantida por ser a sede da fase final.

Na fase final, o formato é de eliminação direta. Ou seja: nas quartas de final, o primeiro colocado encara o oitavo e assim por diante. Na sequência, serão disputadas as semifinais e as finais.

Fonte: GE