Desaparecido desde junho de 2022, Marisvaldo dos Santos Silva, de 32 anos, foi encontrado nesta semana a mais de 5 mil quilômetros de casa, na Costa Rica. Diagnosticado com esquizofrenia e sem medicação à época do sumiço, ele saiu de bicicleta da casa do irmão, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, e não foi mais visto.
A confirmação de que estava vivo veio dois anos e oito meses depois, quando a Polícia Federal entrou em contato com a família, em fevereiro deste ano. Marisvaldo foi identificado ao tentar entrar no território costa-riquenho sem documentos. Desde então, o Ministério das Relações Exteriores passou a cuidar das tratativas para repatriá-lo ao Brasil.
Agora, ele será deportado e deve chegar ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, neste fim de semana. A família, no entanto, precisa de ajuda financeira para buscá-lo e levá-lo de volta à Bahia.
Durante o tempo em que esteve desaparecido, os parentes realizaram buscas intensas: acionaram a polícia, fizeram exames de DNA e até participaram de programas de TV. Mas não foi a primeira vez que Marisvaldo desapareceu. Em 2020, no início da pandemia, ele também saiu de bicicleta e foi encontrado dias depois no Espírito Santo.
O reencontro está próximo, mas ainda cercado de dúvidas: a família não sabe como ele conseguiu atravessar fronteiras, sobreviver por quase três anos e percorrer cerca de 5.600 quilômetros com uma bicicleta.
“Agora o mais importante é saber que ele está bem”, disse a mãe, Maria dos Santos.
Fonte: r7