Cabuçu recebe programa de troca de resíduos recicláveis por alimentos

A Prefeitura de Guarulhos inaugurou na manhã desta terça-feira (19) a segunda unidade do programa Moeda do Bem, que consiste em trocar recicláveis por alimentos não perecíveis a fim de incentivar o descarte consciente de resíduos e, ao mesmo tempo, ajudar quem mais precisa. A iniciativa faz parte do programa Guarulhos contra a Fome, um pacote de medidas para diminuir a insegurança alimentar na cidade.

Ao entregar no mínimo 5 quilos de materiais recicláveis no Ecoponto Cabuçu, de segunda a sexta-feira, o munícipe receberá um voucher-alimentação que dará direito a 1 quilo de alimento, que deve ser retirado na Associação Ação Vida, na rua Orlando Kavakevicios, 73, 79 e 83 – Recreio são Jorge, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Porém, o programa não engloba todos os materiais recebidos no local de descarte, apenas papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha.

“É um projeto que faz a diferença pra quem precisa, pra quem faz o seu sustento com o que muitos chamam de ‘lixo’. É um trabalho digno que ajuda muito a cidade, a mantê-la limpa e mais bonita”, afirmou o prefeito Guti na cerimônia de lançamento. Ele conferiu de perto os primeiros munícipes que entregaram materiais. Além disso, o chefe do Executivo anunciou que existe a previsão de criação de mais quatro unidades do programa Moeda do Bem na cidade.

“Às vezes cinco quilos de material reciclável não compram um arroz ou um feijão. Aqui o catador já vem e faz a troca”, afirmou Jorge Luiz Pereira, presidente da Cooperativa Sinergia Brasil, instalada no Jardim Nova Cumbica. Segundo ele, o programa beneficia diversas pessoas. “Os catadores têm a oportunidade entregar aqui e retirar um alimento e, naturalmente, esse material vai lá pra cooperativa e isso nos ajuda a manter as mais de 250 famílias que trabalham nas cooperativas da cidade”, contou.

Primeira unidade

A primeira unidade do programa Moeda do Bem foi aberta em 24 de maio e as trocas de resíduos recicláveis por alimentos devem ser feitas no Ecoponto Pimentas e no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Nova Cidade, ambos equipamentos instalados na rua Itália, 13, Parque das Nações.

Notícias Relacionadas

Processo seletivo para cursos gratuitos de artes cênicas recebe inscrições até 8 de novembro

CEU Continental receberá evento de atendimento exclusivo do CadÚnico no dia 27

Serviço de recolhimento de inservíveis atende Presidente Dutra e mais dois bairros no final de semana