Câmara aprova lei que institui Programa de Fomento aos pontos de cultura

Mais cinco projetos foram aprovados em definitivo; moradores das comunidades Sata e Morro do Amor estiveram na Câmara e pediram apoio aos vereadores

Os vereadores aprovaram seis projetos em definitivo na sessão da Câmara de Guarulhos nesta quarta-feira (08). As matérias serão encaminhadas para o Executivo para sanção do prefeito Guti, transformando-os em novas leis municipais. Com a votação de hoje, Guarulhos terá um Programa Municipal de Fomento aos Pontos de Cultura, bem como uma lei que regulamenta a nomenclatura da Unidade Básica de Saúde Prefeito Olivier Ramos Nogueira, localizada na Cidade Parque Alvorada.

De autoria da vereadora Marcia Taschetti (PP), o projeto que institui o Programa Humanizar a paciente diagnosticada com neoplasia (câncer) foi aprovado e agora depende apenas da sanção do Executivo. O vereador Mauricio Brinquinho (PT) defendeu a rejeição do PL 2794/2021 “Permissão de uso das faixas exclusivas de ônibus por veículos de transporte de valores/carro forte”, do vereador Rafael Acosta (DC).

Para Brinquinho, a faixa exclusiva só deve ser usada para transporte coletivo de massa. Ele argumentou sobre os congestionamentos, mas ainda assim o texto foi aprovado, recebendo 16 votos favoráveis, oito contrários e uma abstenção.

Também foram aprovados os seguintes projetos: PL 1956/2022 “Fica oficializado em Guarulhos o Torneio Taça das Favelas no mês de junho”, da vereadora Sandra Gileno (Patriota) e o substitutivo ao PL 2669/2021 “Dispõe sobre denominação de Claudio Aparecido Pinto de Oliveira à Viela B, no Jardim Divinolândia”, do vereador Ticiano Americano (Cidadania).

SATA E MORRO DO AMOR

O presidente da Câmara, vereador Ticiano Americano (Cidadania), atendendo ao pedido dos vereadores Edmilson (PSOL) e Janete Rocha Pietá (PT), suspendeu a sessão para atender aos moradores da Comunidade Sata, localizada em Cumbica, e do Morro do Amor, na região do Picanço. Os grupos pediram a intervenção dos parlamentares no que diz respeito à manutenção das respectivas moradias.

Após ouvir os problemas apresentados pelos munícipes ficou decidido que a Comissão Técnica de Direitos Humanos, Cidadania, Habitação, Assistência Social e Igualdade Racial terá essas questões como primeiro item da pauta da reunião prevista para a próxima segunda-feira, às 12h30. Presidida pela vereadora Janete Rocha Pietá, a comissão conta também com Romildo Santos (PSD) e Geraldo Celestino (PSC).

Além dessa Comissão, mais seis parlamentares vão integrar o grupo formado para discutir de que maneira é possível resolver a situação. São eles: Edmilson (PSOL), Marcia Taschetti (PP), Rafael Acosta (DC), Sandra Gileno (Patriota), Dr. Laércio Sandes (União Br) e Luís da Sede (PSD). Segundo Janete, a ideia é colher mais informações e convocar uma audiência com as devidas secretarias municipais. “Posteriormente, informaremos os encaminhamentos”, disse.

Na comunidade Sata, uma ação de reintegração de posse já retirou mais de 30 famílias do local e o número deve aumentar. No Morro do Amor, ainda não existe ação de reintegração, mas os moradores foram vítimas de uma associação que teria recebido dinheiro para resolver a questão da posse do terreno, mas nada fez.

FAZENDA

O vereador Edmilson voltou a utilizar a tribuna para criticar a situação na Secretaria Municipal de Fazenda, no que diz respeito ao afastamento de servidores que não são citados em nenhum tipo de processo. “Passou da hora da Comissão de Finanças e Orçamento dessa Casa convocar o secretário (Ibrahim El Kadi) para vir até aqui se explicar. As pessoas que foram afastadas não conseguem ter, por vias normais, acesso ao processo”, disse.

O vereador Geraldo Celestino, presidente da Comissão de Finanças, disse que sabia do assunto abordado por Edmilson e que seria um item da pauta da reunião ser conduzida por ele. Afirmou também que pedirá esclarecimentos ao secretário citado. “Se os esclarecimentos não forem suficientes vamos convidá-lo a vir a essa Casa”, disse.

COMISSÕES

A Comissão de Constituição e Justiça terá o vereador Danilo Gomes (DC) como presidente, Mauricio Brinquinho (PT) como secretário, e Karina Soltur (PSD) como membro. As reuniões serão às quartas-feiras, às 11h. A Comissão da Mulher alterou o horário das reuniões para 11h30 e a de Direitos Humanos para 12h30. A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar terá Lauri Rocha (PSD) como presidente e Karina Soltur como secretária.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro