Câmera de brasileira é engolida por tubarão e imagens impressionam; assista

Por anos, franquias de filmes de terror, como Tubarão, Megatubarão e Medo Profundo, reforçaram a ideia de que esses grandes predadores marinhos são bichos assustadores, perigosos e ameaçadores à vida humana. Embora se saiba que, fora das telonas, as interações com esses peixes costumam ser bastante raras e, no geral, pacíficas, isso não impede que muitas pessoas ainda sintam calafrios só de pensar em ver uma barbatana dorsal saindo da água.

Mas já pensou observar esses animais tão de perto que você consegue ver até por dentro de sua boca, como se estivesse sendo engolido? Por mais improvável que isso possa parecer, foi exatamente o que aconteceu com um grupo de mergulhadores que submergiu na costa de Freeport, nas Bahamas, no dia 9 de fevereiro. E, para a sorte de quem ficou curioso, tudo foi gravado e publicado nas redes sociais.

O passeio foi organizado na região de Tiger Beach, nas Bahamas, pela escola de mergulho Aloha Divers Okinawa, que é tocada por uma dupla de sócios brasileiros, Andréa Ramos e Pedro Yan. Em conversa com a GALILEU, Yan confirmou que a câmera estava com Andréa no momento da cena.

Na ocasião, o objetivo da descida era observar exemplares de tubarões-tigres (Galeocerdo cuvier) e alimentá-los com iscas de peixe. Tudo corria tranquilo e conforme o planejado até que um dos animais confundiu a câmera de registro do mergulho com os petiscos, e a abocanhou. Veja o vídeo, postado primeiro na página de Instagram de Andréa:

“Essa filmagem aconteceu na viagem para Bahamas que nós fizemos no começo de fevereiro, foi a primeira vez que nós fomos mergulhar por lá”, contou Pedro Yan. “Nós mergulhamos quatro dias em Tiger Beach, onde é possível ver os tubarões tigres. A operadora que nós usamos já trabalha há mais de 15 anos alimentando os tubarões tigres. Em um dos mergulhos, nós colocamos a câmera na caixa onde o guia leva os peixes para alimentar os tubarões. Os tubarões são bem curiosos e, em uma das tentativas de morder a caixa, para conseguir o peixe, ele pegou a câmera”.

Na sequência, as imagens mostram as paredes internas da boca da criatura marinha, bem como seus dentes projetáveis. Em alguns momentos também torna-se possível visualizar o mundo externo a partir da perspectiva da mandíbula do animal – quase um “point of view” (POV), famoso nas redes sociais, de uma vítima “azarada” sendo engolida pelo tubarão.

Num dos frames mais icônicos, os mergulhadores podem ser vistos olhando para o predador. Eles aparecem perfeitamente enquadrados pelas sua mandíbula. É um clique e tanto! Quando o animal, por fim, percebe que a câmera não é comestível, ele cospe o instrumento de volta para os mergulhadores.

Segundo Yan, não é a primeira câmera que acaba sendo levada por um tubarão. “Já teve algumas vezes em que ele [um tubarão] pegou a câmera do mergulhador e levou embora”, conta.

O brasileiro conta que toca a escola de mergulho em Okinawa, no Japão há quase 10 anos. Além de mergulhos na ilha japonesa, também organizam viagens para países como Bahamas, Maldivas, Indonésia, Tailândia, Malásia, Filipinas e México.

O registro mais recente, do tubarão, já soma 2,6 milhões de visualizações só no Instagram.

Fonte: revistagalileu

Notícias Relacionadas

Estudo da USP com 12 modelos de óculos de sol só aprova um contra raios UV

Assentos de dois andares em aviões? Airbus explora conceito polêmico

Celular explode no bolso de mulher que fazia compras