CCJ dá parecer favorável a projetos de combate à violência contra a mulher

Constituição - 15.03.2023 - Nico Rodrigues

Autores de outros três projetos analisados na reunião desta quarta-feira (15/03) receberão memorando sugerindo ajustes.

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Guarulhos decidiu pelo parecer favorável em três projetos de lei e uma Emenda Modificativa, constantes da pauta da reunião realizada na manhã desta quarta-feira (15/03). Os vereadores Danilo Gomes (DC) e Karina Soltur (PSD), respectivamente presidente e membro da Comissão, decidiram também enviar memorando aos autores de três projetos analisados que necessitam de adequação para garantir a constitucionalidade das proposituras.

O PL 2416/2021, de autoria da vereadora Marcia Taschetti (PP), sobre: “O direito ao Pré-Natal a gestante em estado de gravidez de alto risco, nos centros hospitalares de obstetrícia da rede pública de saúde do Município de Guarulhos, e dá outras providências”, recebeu parecer contrário. O fato é que já existe lei federal sobre o assunto e no texto analisado pela CCJ, a vereadora não demonstrou a particularidade da necessidade de o Município ter uma legislação complementar.

Veja abaixo quais foram os projetos analisados:

PARECER FAVORÁVEL

  • PL 1750/2022, de autoria da vereadora Carlinda Tinôco (Republicanos), “Institui o Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Feminicídio e dá outras providências”, recebeu parecer favorável e uma emenda modificativa.
  • PL 830/2022, de autoria da vereadora Janete Rocha Pietá (PT), “Institui o Programa Municipal de Enfrentamento do Feminicídio”.
  • Emenda Modificativa n° 01 ao PL 578/2022, de autoria da vereadora Carol Ribeiro (PSDB), sobre “Cria o Projeto Sonho de Menina promovendo a festa dos 15 anos coletivo para adolescentes de baixa renda e da outras providencias”, de autoria da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento. O PL recebeu parecer contrário no dia 8/03/2023 e voltou à Comissão para analisar emenda que teve parecer favorável; o parecer ao projeto foi ratificado.
  • PL 914/2021, de autoria do vereador Edmilson Souza (PSOL), “Cria a campanha permanente de enfrentamento ao assédio e à violência sexual no Município de Guarulhos”, e respectivo Substitutivo nº 01, de autoria da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude. Parecer favorável ao Substitutivo e uma emenda modificativa para corrigir um termo técnico.

MEMORANDO PARA O AUTOR

  • PL 915/2021, de autoria do vereador Edmilson Souza (PSOL), “Estabelece diretrizes para a criação do programa Centro de Parto Normal e Casa de Parto, para atendimento à – pessoa grávida durante período gravídico-puerperal, e dá outras providências.”
  • PL 3048/2021, de autoria do vereador Paulo Roberto Cecchinato (PTB), “Cria os selos ‘Parceira Delas’ e ‘Parceira Delas+’, no âmbito do Município de Guarulhos”.
  • Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 3494/2022, de autoria do vereador Dr. Laercio Sandes (União Br) e outros, “Altera a redação do inciso VII do artigo 12 da Lei Orgânica do Município de Guarulhos (LOM), para disciplinar inclusive, a satisfação de gratificações natalinas (décimo terceiro) aos agentes políticos que enumera”.

PARECER CONTRÁRIO

  • Projeto de Lei nº 2.416/2021, de autoria da vereadora Marcia Taschetti (PP), sobre “O direito ao Pré-Natal a gestante em estado de gravidez de alto risco, nos centros hospitalares de obstetrícia da rede pública de Saúde do Município de Guarulhos, e dá outras providências.”

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro