CEI do Baquirivu deve convocar ex-secretários Francisco Carone e Edmilson Americano

Nesta quinta-feira (27/03), foi realizada a primeira reunião ordinária da Comissão Especial de Inquérito (CEI), instalada na Câmara de Guarulhos com a finalidade de investigar a motivação do atraso na entrega das obras do Programa Viva Baquirivu, a ausência de adoção de medidas mitigadoras que evitassem os prejuízos causados à população residente próximo ao curso do Rio Baquirivu, bem como esclarecer o destino dado aos recursos que foram objeto do empréstimo.

Na pauta desse primeiro encontro, que foi transmitido ao vivo pela TV Câmara, estava a apresentação do tema da CEI, com contextualização dos objetivos e escopo de atuação; o alinhamento sobre os procedimentos e competências da Comissão; e a definição dos próximos passos.

Com a concordância de todos os membros presentes, o presidente da CEI, Edmilson Souza (PSOL), definiu que será enviado ofício à Prefeitura, com a solicitação de documentos pertinentes à obra, tais como contratos e subcontratos, medições, notas fiscais, valores pagos e licenciamentos para a obra, especialmente os ambientais, tanto emitidos por órgãos municipais quanto estaduais. “Esperamos receber a resposta até terça-feira da semana que vem, pois essa documentação está na Prefeitura e não há grandes buscas para fazer, basta digitalizar e mandar para nós. Vamos fazer o estudo de todos esses documentos, para poder chamar o ex-secretário de Obras, Francisco Carone, o ex-secretário de Governo, Edmilson Americano, os gestores desse contrato e as empresas responsáveis pela execução da obra, para que possamos ter os esclarecimentos necessários”, explicou Edmilson.

Além do presidente e do relator Lauri Rocha (PSD), estiveram presentes na reunião os vereadores Biriba (DC); Carlos Veloso (NOVO); Danilo Gomes e Gilvan Passos (ambos do Republicanos); Geraldo Celestino (Mobiliza); Guto Tavares (PDT); Joseval Queiroz (PL); e Lamé (PCdoB). Outros três vereadores, que não integram a Comissão, também participaram do encontro: Dr. Laércio Sandes (União Brasil), Karina Soltur (PSD) e Kleber Ribeiro (PL).

Programa Viva Baquirivu

De acordo com publicação disponível no site da Prefeitura de Guarulhos, o Programa Viva Baquirivu caracteriza-se como “uma grande obra que vai mudar para melhor os bairros próximos ao rio Baquirivu-Guaçu. Ele vai resolver um problema antigo de Guarulhos ao possibilitar a diminuição de cheias mediante a ampliação da calha do Baquirivu, a construção de reservatórios e a recuperação de áreas de várzeas com implantação do maior parque linear da cidade”.

Classificada como “a maior obra da história de Guarulhos”, estava prevista para ser dividida em três lotes: o lote 1, que compreende os bairros Taboão e Vila das Malvinas; o lote 2, onde estão os bairros Cidade Seródio, Jardim Novo Portugal e Lavras; e o lote 3, no Bonsucesso e Vila Sadokim.

Os contratos para o início dos trabalhos do Programa Viva Baquirivu foram assinados em maio de 2022, durante a gestão do prefeito Guti, após conseguir o aporte de U$ 96 milhões (aproximadamente 576 milhões de reais) da Corporação Andina de Fomento (CAF). A previsão de conclusão da obra era de 30 meses.

Notícias Relacionadas

Escola do Parlamento de Guarulhos realiza jornada sobre previdência municipal

Instalação de banheiros químicos em terminais de ônibus tem parecer favorável

Comissão de Meio Ambiente aprova projetos sobre clima e proteção animal