Enfim, campeão!
O Manchester City de Pep Guardiola faz história. O time inglês conquista o título inédito da Champions League, após vencer neste sábado a Inter de Milão, por 1 a 0, na decisão disputada no estádio Olímpico Atatürk, em Istambul. O gol da vitória foi marcado pelo volante Rodri, aos 22 minutos do segundo tempo. O City é campeão invicto da Liga dos Campeões e fecha a temporada com a Tríplice Coroa — também ganhou a Premier League e a Copa da Inglaterra. Uma equipe para ser lembrada por décadas.
Destaque da partida
Único brasileiro em campo, Ederson teve uma atuação nesta final de Liga dos Campeões que vai se lembrar para sempre. O goleiro do Manchester City foi fundamental para a vitória sobre a Internazionale, ao brilhar com defesas em lances cruciais. A mais impressionante foi numa cabeçada de Lukaku. Ele agora faz parte de uma lista de 55 brasileiros campeões da Champions League.
Euforia em Manchester
O Manchester City foi fundado em 1880, mas só ganhou relevância internacional na década de 2010, quando começou a entrar o investimento dos Emirados Árabes Unidos e a conquistar mais títulos na Inglaterra. Esse é o primeiro título de campeão europeu da história do City.
Artilheiro da Champions
Haaland teve muitas dificuldades no confronto contra Acerbi e Bastoni. Foram poucas oportunidades para finalizar. Mas o atacante norueguês termina a sua primeira temporada pelo Manchester City de forma fantástica, como o grande artilheiro da Liga dos Campeões (12 gols) e campeão. Está forte na briga pela próxima Bola de Ouro.
Guardiola, gênio
O técnico Pep Guardiola está no Manchester City desde 2016. O título da Liga dos Campeões finalmente chegou para consagrar o trabalho feito pelo espanhol no clube inglês. Ele agora é tricampeão da Champions League como treinador. Confira mais detalhes sobre a façanha dele.
Como foi o jogo
O Manchester City era o favorito para esta decisão de Champions, isso é inegável. Como também é inegável a grande dificuldade que a Inter de Milão proporcionou neste jogo ao City. Tanto que teve o dobro de finalizações (14 a sete) do que o time inglês. A equipe italiana teve grande atuação defensivamente também, mas não conseguiu transformar todo esse empenho em gols. O Manchester City, por sua vez, foi letal numa jogada iniciada por Akanji e concluída por Rodri. Campeão com De Bruyne lesionado.
O melhor em campo
Autor do gol da vitória, o volante Rodri foi eleito pelo painel observador técnico da Uefa como o melhor jogador em campo da grande decisão da Champions League 2022/23.
Show brasileiro
A final da Liga dos Campeões 2022/23 também ficou marcada pela apresentação de Anitta no show de abertura da decisão. Ela mandou um recado para o atacante Vinicius Junior. Confira mais detalhes da apresentação de Anitta.