Chuva forte deixa toda a capital em estado de atenção para alagamento; 104 mil imóveis ficaram sem luz na Grande SP

A chuva forte que atingiu São Paulo no início da tarde desta quinta-feira (10) deixou ruas e avenidas alagadas tanto na capital quanto na Grande São Paulo, deixou carros ilhados e provocou estragos em diversas regiões. Também houve registro de granizo na região metropolitana.

O temporal, que começou por volta das 12h30, deixou toda a capital em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura.

Segundo boletim da Enel, 104.613 imóveis ficaram sem luz por volta das 12h40, sendo 71,9 mil na capital. A Zona Sul foi uma das regiões mais afetadas, principalmente em bairros mais distantes, como o Grajaú.

Entre 11h44 e 13h29, o Corpo de Bombeiros recebeu 12 chamados para quedas de árvores e dois para enchentes.

Segundo o CGE, áreas de instabilidade vindas do interior atuam de forma isolada e forte na capital paulista. “Imagens do radar meteorológico do CGE mostram chuva forte com potencial para queda de granizo na subprefeitura de Parelheiros, Zona Sul. Essas instabilidades se deslocam para o ABC paulista com rápida velocidade”, afirmou o órgão.

Em razão do temporal, um avião que se aproximava da pista de pouso do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, precisou arremeter.

Alerta da Defesa Civil
Por volta das 12h30, a Defesa Civil enviou uma notificação de alerta severo a celulares nas regiões Sul, Oeste e central da capital: “Chuva forte se espalhando. Tem raios e vento. Atinge municípios vizinhos. Abrigue-se”.

Grande SP
Na cidade de Santo André, na Grande SP, moradores já registraram chuva de granizo na tarde desta quinta-feira (10) (vídeo abaixo).

Na cidade de Mauá, também do ABC, a Defesa Civil já enviou um alerta de celular para os moradores sinalizando chuva grave na área e pedindo cuidado para quem está na região.

“Defesa Civil: Possibilidade de chuva forte em Mauá nas próximas horas. Tem raios e vento. Atinge municípios vizinhos. Abrigue-se”, diz o alerta de celular.

Mesma situação de São Bernardo do Campo, onde moradores já registraram e enviaram ao g1 trechos de ruas alagadas por causa dos fortes temporais.

O CGE compartilha algumas dicas de segurança pra quem está nas áreas mais afetadas pelos temporais.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

Evite transitar em ruas alagadas
Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

Fonte: G1

Notícias Relacionadas

Cratera na Marginal Tietê: Sabesp encontra fissura em poço da empresa; previsão de reparo é de três dias

Vídeo mostra touro solto em avenida avançando sobre homem e amassando BMW em Ribeirão Preto

Médico condenado a 14 anos de prisão por estuprar sobrinha é homenageado em evento na Alesp