Cinco projetos recebem parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça

Cinco projetos receberam parecer favorável em reunião ordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa-CCJ da Câmara de Guarulhos realizada na tarde desta segunda-feira (05/05). Um deles foi o PL 197/2024, de Karina Soltur (PSD), que inclui no calendário oficial do Município a Semana Municipal de Conscientização do Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem.

De acordo com o Dr. Laércio Sandes (União BR), presidente da CCJ, a propositura é importante para Guarulhos. “Antigamente confundiam-se determinados problemas apresentados por crianças como demência, mas hoje sabemos que cada caso precisa ser estudado e este projeto nos obriga durante uma semana proposta a nos debruçar sobre o tema com mais profundidade”, justificou.

Também receberam parecer favorável de Sandes e dos demais integrantes da CCJ (Karina Soltur e Daniel Rodrigues Alves, DC) o PL 207/2024 (Lamé, PCdoB), que cria o “Programa Academia na Praça 60+”; o PL 27/2024 (André Alves, Cidadania), que institui a soltura de pipa como esporte no Município; o PL 848/2023 (Janete Rocha Pietá, Rede), que inclui no calendário de Guarulhos o 21 de março como o Dia das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé; e o PL 1930/2023 (Karina Soltur e Maurício Brinquinho, PT), que cria o “Programa de Capacitação e Amparo Psicológico às Mães ou Tutores Legais de Portadores de Transtorno do Espectro Autista”.

Por questões técnicas, receberam parecer contrário cinco projetos: a Emenda Modificativa nº 1/2025 ao PL 3669/2017, que dispõe sobre o desenvolvimento do Programa “Casa Dia da Pessoa Idosa”; PL 184/2024, que trata da ascensão automática de cargo ao Servidor da GCM quando se aposentar; o PL 1635/2023, que obriga a implantação do acompanhamento escolar de alunos com deficiência da rede municipal de educação, com a criação do cargo de agente de apoio educacional; o PL 234/2024, que oferece professor de apoio escolar nas escolas municipais; e o PL 2464/2021, que institui o Prêmio Guaru Escritores nas Escolas Públicas para incentivar o hábito da leitura e escrita aos alunos do Ensino Fundamental I.

Notícias Relacionadas

Comissão de Trânsito aprova projetos sobre acessibilidade e uso de faixas exclusivas por escolares

Comissão de Saúde delibera PL sobre campanha de divulgação de teste para diagnóstico de autismo

Guarulhos terá 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres em junho