Com árvores de Natal que chegam a R$ 50 mil, decoradores de celebridades e empresas de alto padrão falam sobre mercado

Em meados de outubro, a rotina dos decoradores Sabrina Guimarães, Bruno Rodrigues e Eliane Ávila Orozco fica ainda mais intensa. É quando os três passam a colocar em prática os projetos pensados desde o começo do ano para a montagem de árvores de Natal artificiais em São Paulo e outros estados.

Sabrina e Bruno têm entre seus clientes celebridades, que costumam divulgar as árvores locadas por eles nas redes sociais (veja acima). Elas costumam ter mais de três metros de altura e centenas de itens de decoração, podendo valer R$ 50 mil.

Já Eliane tem entre seus clientes empresas de alto padrão, como instituições bancárias, escritórios de advocacia, além de condomínios e hospitais, chegando a locar 100 árvores no fim do ano.

Os decoradores conversaram com o g1 e contaram como entraram para o segmento de locação de árvores de Natal, além de curiosidades sobre o ramo. Todos foram enfáticos ao dizer que o mercado está aquecido no Brasil, proporcionando um retorno lucrativo para o profissional que busca ser diferenciado.

“O preço máximo é infinito. Podemos fazer uma árvore toda de swarovski, de murano. A criatividade depende do cliente. Mas temos árvores a partir de R$ 6 mil e que vão até R$ 30 mil, R$ 40 mil, R$ 50 mil”, afirma Sabrina Guimarães.

“Os preços podem ficar mais altos dependendo de quanto terá de decoração na árvore e do tamanho dela”, ressalta Eliane.

“Vai muito do que o cliente quer, não só árvore, mas centro de mesa, guirlanda, isso é bem relativo. O cliente que é fanático mesmo por Natal, que gosta de Natal, acaba decorando a casa inteira, e a magia fica linda”, ressalta Bruno.

‘Nunca pensei em ter um negócio tão promissor’

No ramo da locação de árvores de Natal há 13 anos, Sabrina diz que não imaginava que chegaria ao mercado de luxo, atendendo clientes como Sabrina Sato, Claudia Raia, Fernanda Paes Leme, Isis Valverde, Mariana Rios e Anitta e chegando a receber mais de R$ 30 mil pela locação de uma árvore.

Ao g1, Sabrina contou que trabalhava em uma auto-escola quando começou a se interessar por decoração de Natal.

“Essa ideia surgiu de uma necessidade minha, de um luxo meu, de ter uma árvore grande. Eu queria ter uma árvore de chão que não tivesse vermelho. A da minha mãe sempre tinha [decoração] com vermelho, e eu queria uma com decoração diferente, rosa, toda lúdica. E foi aí que surgiu a necessidade de cada ano ter uma árvore diferente.”

“A primeira [decoração de árvore] foi rosa, a segunda, verde com marrom e dourado, e aí fui mudando as cores. E pensei: o que vou fazer com esse material? Então, tive a ideia com a minha mãe de alugar árvores de Natal porque tivemos tanto trabalho para fazer a curadoria das decorações, de comprar. Porque é caro também para trocar todos os anos. E não existia na época no mercado locação de árvore de Natal. Sou pioneira nesse ramo”, enfatiza.

Sabrina afirma que começou alugando duas árvores de Natal após indicação de uma conhecida. Ela fez curso de design de interiores e começou a se aperfeiçoar para se tornar referência no segmento. Hoje, ela tem uma equipe com nove pessoas.

“Começamos alugando duas árvores. Aí os clientes mais especiais foram aparecendo com o passar dos anos. Quando fiz minha primeira celebridade, há seis anos, foi a Karina Bacchi, Tenho uma paixão, um carinho por ela, por ser a primeira que abriu as portas para mim. E depois, como o serviço era diferenciado, as celebridades foram me procurando”, diz.

O aluguel das árvores que Sabrina decora e monta varia entre R$ 6 mil e R$ 50 mil, dependendo da altura e do material colocado nas decorações.

“A maior parte da decoração é comprada aqui no Brasil. Temos importadores incríveis que vão junto com a gente para a Alemanha, que é a maior feira de Natal que existe no mundo. Esses importadores estão na Alemanha, nos Estados Unidos, na China. Eles trazem coisas maravilhosas e de qualidade. Mas tenho produtos personalizados, que meu próprio ateliê fabrica.”

A árvore montada na casa de Sabrina Sato, por exemplo, tem mais de 3 metros de altura e conta com elementos lúdicos.

“A gente colocou enfeites diferenciados, um cordão de LED colorido vintage, soldadinho de chumbo grande ao lado da árvore e peças feitas à mão, como nossos tambores, que estão na base da árvore dela. Tudo isso para deixar a árvore única e festiva como ela é”, detalha.

Já a árvore montada para a casa da atriz Claudia Raia tem um presépio bem no meio.

“A árvore está especial. Ela encomendou de uma artista plástica um presépio feito em barro e quis que o filho tivesse acesso a ele, brincasse e entedesse o sentido do Natal. Nós não queríamos colocar o presépio em frente. Fizemos algo diferente. Nós abrimos a árvore e colocamos dentro, como se fosse uma manjedoura. Ficou um projeto icônico e estrelado, como a Claudia Raia”, ressaltou Sabrina.

Para ela, a maior dificuldade de entrar no ramo de locação de árvores de Natal foi mudar a tradição de montar a árvore em família, como memória afetiva.

“A dificuldade foi mudar um conceito, mudar a cultura de uma população. Sempre existiu a tradição de montar sua própria árvore junto com as crianças. Mudar esse conceito, fazer com que eles alugassem árvore de Natal, foi muito difícil. E isso estamos falando de ano a ano. Então, demorou alguns anos”, relata.

“A gente vai buscar fora [do Brasil] para trazer novidade, algo diferente para o cliente, e eu atendo cliente do mercado de luxo, então eles querem algo diferenciado. A gente compra dos importadores daqui do Brasil e fora. Trago muito de fora, de viagens, para colocar nas decorações”, afirma Sabrina.

Ela conta que realiza durante o ano um curso para quem quer trabalhar no segmento que, segundo ela, está bastante ativo.

“Mercado está bastante aquecido, muita procura e muitos clientes querendo alugar árvore de Natal, e tem poucos profissionais para fazer esse trabalho. A gente tem um curso anual para quem quer trabalhar no segmento. Eu não consigo atender todo mundo. Os poucos profissionais não conseguem atender. Então, a gente dá esse curso.”

A dica da decoradora para quem quer investir no negócio é se especializar.

“A minha dica é se capacitar, estudar, investir, porque vale a pena. Você investindo, você tem mais conhecimento e erra menos. Eu errei muito porque não tive um parâmetro, mas a cada ano a gente vai errando e acertando. Se você tem oportunidade de fazer um curso, invista porque vale a pena. Claro, perseverança, dedicação, afinal, o Natal é uma vez por ano e não todos os meses”, destaca.

Bruno Rodrigues está no ramo de decoração de árvore de Natal há 11 anos. Ele decora tanto as que serão vendidas por lojistas no fim do ano quanto para celebridades.

Entre as clientes famosas que já contrataram o trabalho de Bruno estão Sabrina Sato, Carla Diaz, Luiza Possi, Mirella, Simony, Adriana Bombom e Bárbara Reis.

Em novembro, a atriz Carla Diaz compartilhou nas suas redes sociais sua árvore de Natal de 4 metros de altura, decorada por Bruno. O vídeo da artista teve mais de 2 milhões de visualizações.

“Eu estou com a Carla Diaz faz cinco anos e cada ano é uma árvore diferente. Neste ano decidimos colocar as borboletas. Devido ao câncer na tireoide [descoberto pela atriz em julho de 2020], a borboleta representa muito para ela [a glândula tem forma de borboleta]. E foi um ‘boom’ essa árvore. Foi a mais falada. Ela tem 4 metros de altura e cerca de 340 bolas no tom rosé, duas borboletas e alguns elementos, como flores e galhos. A árvore dela ficou em média R$ 36 mil por conta da decoração”, contou ao g1.

Bruno conta que trabalhava com decoração de festas, quando decidiu investir no Natal. Para que pudesse se destacar, ele precisou se especializar.

“Eu não sabia fazer um laço. Cada ano, eu fui me aperfeiçoando. E a primeira personalidade que eu fiz foi a Sabrina Sato e foi o ‘boom’ da minha carreira. Uma loja que é minha parceira de fornecer o material me indicou para ela. E dali em diante não parei mais de ter clientes famosas”, relata.

Atualmente, Bruno tem uma equipe que o ajuda na montagem das árvores. E além de residências, ele também faz decorações natalinas em prédios comerciais, condomínios e lojas.

“Como costumo trabalhar com lojista, eu já começo a trabalhar com montagem de árvore no meio de agosto. Eu vou até a loja, faço a linha de produção, e o cliente [lojista] já vende a árvore pronta. Já para residência, o cliente entra em contato comigo pelas redes sociais ou celular e faz orçamento das árvores de acordo com o tamanho. Cobro a consultoria e eu mando o que vai de material, quanto ele vai gastar e minha mão de obra.”

“Caso ele [cliente] queira a árvore locada, eu faço a soma do material e o percentual dos meses que vai ficar alugada. Hoje, uma árvore de 1,80 metro sai em torno de R$ 5.600. Depende muito do quê vai colocar na árvore, é daí para cima. Tudo o que vai colocando vai agregando no valor. Pode chegar a R$ 60 mil. Não só árvore, mas centro de mesa, guirlanda”, conta.

Bruno monta a árvore na casa dos clientes, mas o material chega antes mesmo dele. “Eu tenho uma loja parceira, onde faço a compra de todo material, e eles entregam na casa do cliente. Minha equipe vai na frente, abre a árvore, guirlanda e deixa o cenário preparado para quando eu chegar só decorar.”

Questionado sobre qual a árvore que mais o marcou ao longo dos 11 anos, ele ressaltou que não consegue escolher apenas uma.

“Todas têm seu toque especial. No final, todas ficam lindas. O impacto visual de cada uma é impecável. Todas são especiais, cada uma com sua personalidade. O Natal vem aumentando, pessoal decorando mais. É uma época mágica, que aproxima as pessoas. Para nós é muito gratificante e conta mais que o dinheiro ver a felicidade das pessoas no olhar, no sorriso. Não tem coisa melhor do que chegar na casa da cliente, e ela falar: ‘Eu sabia que ia ficar bonita, mas não tanto quanto ficou’.”

E para quem quer entrar no ramo, Bruno dá sua dica: “Minha principal é aprender sobre o laço. O laço é o item principal do Natal, e o primeiro passo é aprender a fazer. Eu até vou dar aulas em um curso de como montar árvore de Natal”.

Fonte: G1

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