Foi no sufoco, mas o Botafogo está classificado para a fase de grupos da Libertadores-2204. Na noite desta quarta-feira (13), o time alvinegro, com um a menos durante praticamente todo segundo tempo, lutou até o fim e segurou o empate por 1 a 1 com o Red Bull Bragantino no Nabi Abi Chedid.
Como venceu o primeiro jogo por 2 a 1 no Nilton Santos, o Glorioso avança na competição continental. O Massa Bruta, por outro lado, terá a Sul-Americana como um consolo.
Em uma etapa fraca tecnicamente e com mais disputas do que jogadas de perigo, Bragantino e Botafogo não foram eficientes para superar as defesas. Pelo time da casa, Helinho teve mais participações ofensivas, porém falhou quando precisou de agilidade para tomar as melhores decisões. Assim, não foi efetivo como de costume. Seus companheiros também deixaram a desejar. Por outro lado, o time carioca só assustou em uma finalização de muito longe. Isso ocorreu com Tiquinho, que por pouco não surpreendeu o goleiro Cleiton.
Expulsão, ‘Senhor Libertadores’ e milagre de Gatito
A expulsão de Damián Suárez logo aos cinco minutos por falta em Capixaba, que teve a camisa puxada após ganhar a frente do lateral alvinegro, tornou a partida dramática. O jogador do Massa Bruta recebeu lançamento de Cleiton e sairia sozinho na cara de Gatito. Com um homem a menos, o jogo virou ataque contra defesa.
O Glorioso sonhava com uma bola para dar o tiro certeiro. Não chegou a ser um contra-ataque, mas em uma roubada de bola de Hugo no campo ofensivo, Júnior Santos, sempre ele, recebeu sozinho na cara do gol e não perdoou. Os jogadores do Bragantino reclamaram bastante de uma falta no lance do desarme. Os anfitriões tentaram pressionar, mas cometeram muitos erros no ataque. Aos 40 minutos, porém, veio o empate. Talisson deu um drible espetacular em Halter e chutou no alto. Nos acréscimos, Gatito operou um milagre para garantir a suada classificação dos cariocas.
RED BULL BRAGANTINO 1X1 BOTAFOGO
Libertadores-2024 – Terceira fase prévia
Data: 13/03/2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista (SP)
Gols: Júnior Santos, 30’/2ºT (0-1); Talisson, 40’/2ºT (1-1)
RED BULL BRAGANTINO: Cleiton; Nathan Mendes, Lucas Cunha, Luan Cândido e Juninho Capixaba; Jadsom Silva (Matheus Fernandes, 33’/2ºT), Lincoln (Guilherme Lopes, 32’/2ºT) e Eric Ramires (Laquintana, 14’/2ºT); Helinho, Eduardo Sasha (Talisson, 33’/2ºT) e Thiago Borbas. Técnico: Pedro Caixinha
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Damián Suárez, Lucas Halter, Alexander Barboza e Marçal; Danilo Barbosa (Gregore, 26’/2ºT), Marlon Freitas e Eduardo (Mateo Ponte, 9’/2ºT); Júnior Santos (Tchê Tchê, 37’/2ºT), Savarino (Hugo, 26’/2ºT) e Tiquinho Soares (Janderson, 37’/2ºT). Técnico: Fábio Matias
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Assistentes:Juan P. Belatti (COL) e John Leon (COL)
VAR: Juan Lara (CHL)
Cartões Amarelos: Eduardo Sasha, Juninho Capixaba (RBB); Gatito, Marçal, Danilo Barbosa, Tiquinho, Janderson (BOT)
Cartão Vermelho: Damián Suárez, 5’/2ºT (BOT)
Fonte: Jogada10