Comissão analisa PL sobre combate à violência psicológica entre mulheres

Na manhã desta segunda-feira (04/03), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher reuniu-se, ordinariamente, com a presença das parlamentares Carol Ribeiro (PSDB) e Karina Soltur (PSD). As vereadoras analisaram favoravelmente o PL 1745/2023, de Rafael Acosta (DC), que cria um programa de fortalecimento da saúde mental e do enfrentamento à violência psicológica entre as mulheres, chamada de wollying.

O projeto define wollying como o maltrato psicológico às mulheres por parte de outras mulheres. Também afirma que o termo abrange quaisquer atitudes entre mulheres que tragam ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação e exclusão.

Entre os objetivos do programa estabelecidos na propositura, destaque para promover a conscientização da palavra wollying, identificando direitos e deveres das mulheres; buscar a conscientização e a união entre mulheres no combate de práticas discriminatórias; realizar palestras e debates sobre o tema; e identificar mulheres que estejam em situação de wollying e encaminhá-las para acompanhamento psicológico adequado.

Presidente da Comissão, Carol Ribeiro considerou o projeto importante e afirmou que o assunto da proposta está sendo discutido em câmaras de outras cidades. A parlamentar explicou que essa situação de wollying é como um bullying entre mulheres e acontece no cotidiano, por isso, uma Lei sobre o assunto é bem-vinda.

Notícias Relacionadas

Câmara realizará audiências públicas para debater o orçamento de 2025

Seis projetos estão na pauta da Sessão da Câmara desta quarta-feira

Comissão analisa denúncias sobre a presidente do Conselho Municipal de Saúde