Comissão de Defesa do Consumidor aprova câmeras obrigatórias em pet shops

A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor analisou, nesta segunda-feira (19/05), o Projeto de Lei 203/2024, de autoria do vereador Geleia Protetor (PSD), que estabelece novas regras para estabelecimentos que prestam serviços a animais de estimação. A proposta obriga pet shops, hotéis para animais, day care e similares a instalarem circuito interno de vídeo em suas dependências, com o objetivo de proteger os animais e oferecer mais transparência aos tutores.

Segundo o presidente da Comissão, Guto Tavares (PDT), o parecer foi favorável em razão da relevância da medida para a segurança dos animais e o conforto dos donos. “A ideia é que os pet shops tenham uma tela na recepção, onde o tutor do animal que esteja passando por uma tosa ou por outro procedimento possa acompanhar o serviço que é executado, para impedir maus tratos aos animais”, explicou o parlamentar.

Tavares reconheceu, no entanto, que o projeto ainda precisa ser aperfeiçoado, especialmente no que diz respeito ao impacto financeiro nos pequenos estabelecimentos e à proteção da imagem dos profissionais. “É uma medida interessante e pode ser melhor trabalhada, porque tem questões de custo – de repente um pet shop pequeno tem uma limitação financeira a se respeitar -, além do cuidado com a imagem do profissional que está trabalhando, que ficaria exposta se o tutor quiser ter acesso às imagens do serviço. Aqui na nossa Comissão, o projeto passa e depois, na CCJ, deverá ter alguma orientação a mais em relação ao cuidado com a preservação da imagem dos profissionais que trabalham nesses locais”, ressaltou.

Notícias Relacionadas

Escola do Parlamento de Guarulhos realiza jornada sobre previdência municipal

Instalação de banheiros químicos em terminais de ônibus tem parecer favorável

Comissão de Meio Ambiente aprova projetos sobre clima e proteção animal