Comissão de Direitos Humanos realiza primeira reunião do ano

Janete Rocha Pietá, Romildo Santos e Geraldo Celestino participaram das discussões

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Habitação, Assistência Social e Igualdade Racial da Câmara de Guarulhos realizou a primeira reunião do ano nesta segunda-feira (13), com a participação dos vereadores Janete Rocha Pietá (PT), Romildo Santos (PSD) e Geraldo Celestino (PSC).  

Presidente da Comissão, Janete Rocha Pietá falou sobre a reunião. “Nós tratamos, principalmente, dos projetos mais antigos e os projetos que tratam sobre o feminicídio, porque março é o mês da mulher. Um deles é meu e fala especificamente de como combater o feminicídio, que está de uma forma muito grave”, disse. 

A propositura mencionada pela parlamentar é o PL 830/2022, que institui o Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio. O projeto foi deliberado positivamente pela Comissão. Outras propostas também receberam parecer favorável, são elas: 

  • PL 2470, de Danilo Gomes (DC), sobre filas preferenciais nos terminais de ônibus municipais e intermunicipais; 
  • PL 918/2021, de Edmilson (PSOL), que institui a campanha de equidade de gênero e combate ao machismo nas escolas públicas; 
  • PL 2878/202, Jayme Júnior (Republicanos), sobre a garantia do direito da mulher vítima de violência doméstica e seus dependentes à prioridade na matrícula ou transferência nas instituições de ensino; 
  •  PL 1034/2021, de Janete Rocha Pietá, que institui o Estatuto Municipal da Promoção e Igualdade Racial; 
  • PL 2487/2022, de Vanessa de Jesus (Republicanos), que trata do atendimento personalizado e a possibilidade da escolha de profissional do sexo feminino às mulheres vítimas de violência sexual acolhidas na rede de atendimento do SUS. 

A Comissão debateu sobre a viabilidade de aplicação do PL 1468/2015, de Maurício Brinquinho (PT), que trata do fornecimento de energia elétrica aos consumidores desempregados, e a proposta recebeu parecer contrário.  

Em relação ao PL 1453/2021, de Karina Soltur (PSD), sobre a criação de um cadastro único de violência doméstica no município, a Comissão enviará um memorando para a autora apontando que já existe um cadastro semelhante realizado pelo Ministério Público.  

Janete Rocha Pietá também falou sobre outros pontos discutidos durante a reunião. “Nós tratamos de casos de violência e desrespeito em relação aos direitos humanos. O caso da senhora que foi agredida no supermercado e o caso de uma senhora que, ao receber o comunicado de que iria perder a sua casa na comunidade do Sata, desapareceu”, explicou.  

Sobre a questão habitacional, Janete Rocha Pietá ressaltou que a Comissão irá chamar secretários da Prefeitura, como o de Justiça e o de Habitação, para tratar do tema. “Encaminhamos os ofícios para convidar os secretários a virem conversar com os nove vereadores que vão compor a comissão para tratar da Sata, do Morro do Amor e do Piolho”, disse. De acordo com Janete, essa Comissão será composta pelos três membros da Comissão de Habitação e pelos parlamentares: Edmilson (PSOL), Márcia Taschetti (PP), Dr. Laércio Sandes (União Brasil), Sandra Gileno (Patriota), Rafael Acosta (DC) e Luís da Sede (PSD).  

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro