Comissão de Direitos Humanos recebe moradores do Jardim das Oliveiras II, em situação de reintegração de posse

A Comissão de Direitos Humanos e Habitação realizou, nesta segunda-feira, 27 de março, na Câmara de Guarulhos, uma reunião com a participação de moradores em situação de reintegração de posse.

Durante a reunião, os moradores se emocionaram ao relatar a situação das famílias. Os Integrantes da comissão de moradores alegaram que, entre outras coisas, o vendedor, depois de receber todo o dinheiro do terreno se negou a dar os comprovantes de quitação, para depois simular inadimplência; além de juros abusivos e prestações impagáveis de 5 mil reais para pessoas de baixa renda.

Os vereadores explicaram à comissão de moradores que a reintegração de posse é uma ação que tramita no Judiciário e não há possibilidade de interferência do Legislativo, porque os poderes são independentes. Entretanto, comprometerem-se a analisar o caso, com o apoio do setor jurídico da Casa, para orientar as famílias em condição de vulnerabilidade. Participaram da reunião da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Habitação, Assistência Social e Igualdade Racial a presidente Janete Rocha Pietá (PT) e os vereadores Lamé (MDB), Wesley Casa Forte (PSB), Sérgio Magnum (Patriota) e Romildo Santos (PSD).

7º Conselho Tutelar
Durante a reunião, a Comissão de Direitos Humanos também deliberou favoravelmente o Projeto de Lei 8.59/2023, da Prefeitura, que dispõe sobre a criação do 7º Conselho Tutelar de Guarulhos, na Região Pimentas. A demanda deve atender a uma reivindicação antiga dos conselheiros tutelares, que alertavam para a necessidade de criar mais uma unidade, em razão da grande quantidade de denúncias sobre violações de direitos das crianças e adolescentes na região. Todos os vereadores da Comissão emitiram pareceres favoráveis ao projeto.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro