Comissão de Meio Ambiente aprova projetos sobre clima e proteção animal

A Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Guarulhos se reuniu na tarde de quarta-feira (14/05) para analisar dois projetos de lei voltados à sustentabilidade e ao bem-estar animal. Ambas as propostas receberam parecer favorável dos membros da comissão.

O destaque da reunião foi o Projeto de Lei 5/2024, de autoria do vereador Edmilson Souza (PSOL), que também preside a comissão. A proposta trata da adoção de mecanismos sustentáveis de gestão das águas pluviais, com foco no controle de enchentes e alagamentos. O texto introduz no município o conceito internacional de “Cidade Esponja”, que visa reaproveitar e redirecionar a água da chuva de forma eficiente e ecológica.

“Nós pesquisamos em outros lugares onde esse conceito de Cidade Esponja já funciona, sobretudo no exterior, pois no Brasil é muito inicial ainda. A partir da crise climática e das grandes enchentes, notadamente no Rio Grande do Sul mas também em outros lugares, nós apresentamos esse projeto que, em resumo, é um conjunto de medidas que ajudam que essa quantidade de água tenha uma destinação e um tratamento adequado”, explicou Edmilson Souza.

Entre as ações previstas no projeto, estão a instalação de bueiros inteligentes, novos tipos de calçamento permeável, jardins de chuva e telhados verdes — soluções que integram infraestrutura urbana e respeito ao meio ambiente.

Também recebeu parecer favorável o Projeto de Lei 37/2024, de autoria do vereador Geleia Protetor (PSD) em parceria com o então vereador Maurício Brinquinho. A proposta proíbe a criação e a comercialização de cães braquicefálicos, como pugs, bulldogs e shih tzus — raças que apresentam crânio achatado e focinho curto, condição que pode causar sérios problemas respiratórios e de qualidade de vida aos animais.

Os dois projetos seguem agora para as próximas etapas de tramitação legislativa.

Notícias Relacionadas

Escola do Parlamento de Guarulhos realiza jornada sobre previdência municipal

Instalação de banheiros químicos em terminais de ônibus tem parecer favorável

Vereadoras aprovam Programa de Empreendedorismo para a Melhor Idade