Participaram da reunião os vereadores Romildo Santos, Marcia Taschetti e Danilo Gomes
Comissão de Obras analisa quatro projetos elaborados por parlamentares
A Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos emitiu pareceres a quatro projetos de lei, durante reunião ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (05/06). Estiveram presentes no encontro os vereadores Romildo Santos (PSD), Marcia Taschetti (PP) e Danilo Gomes (DC), que são, respectivamente, presidente, secretária e membro da Comissão.
Duas proposituras apresentadas pelo presidente da Câmara Municipal, Ticiano Americano (Cidadania), foram analisados favoravelmente. O PL 514/23 dispõe sobre a criação de Ecoponto de resíduos recicláveis, inservíveis e inertes no município, enquanto o PL 521/23 institui em Guarulhos a Operação Cata-Treco. Também recebeu parecer favorável o PL 2949/22, que foi apresentado na Casa pelo vereador Rafael Acosta (DC) e trata da obrigatoriedade de um espaço pet nos novos empreendimentos entregues na cidade.
Quarto item da pauta, o PL 942/23, que dispõe que a Prefeitura exija que as empresas de ônibus aumentem sua frota de veículos, recebeu parecer contrário. O presidente da Comissão explicou a decisão. “A proposta é de aumentar a quantidade de ônibus em Guarulhos, mas esse tipo de projeto não está autorizado, porque a Câmara Municipal não pode criar despesa para o município. Hoje, o grande problema é a dificuldade de locomoção dos ônibus, que conseguem trafegar numa velocidade média de 8 quilômetros por hora, e o certo seriam 18 ou 19 quilômetros por hora. Precisamos de mais mobilidade urbana, mais corredores e, aí sim, a gente vai ver que não faltam ônibus, mas mobilidade”, disse Romildo.
Texto: Flávia Serralvo // Foto: Nico Rodrigues