Comissão de Transportes decide pelo parecer favorável em dois projetos

A Comissão Técnica de Trânsito e Transportes analisou cinco projetos na reunião desta quarta-feira (19/03) e decidiu pelo parecer favorável em dois deles. É o caso do PL 3052/2023 que, “disciplina a instalação de faixa elevada para travessia de pedestre em vias públicas”, de autoria do vereador Danilo Gomes (Republicanos).

Para os vereadores Alemão dos Transportes (DC) e Joseval Queiroz (PL), respectivamente presidente e membro da Comissão, o projeto tem aspectos positivos como reduzir acidentes, aumentar a segurança para o pedestre e melhorar a acessibilidade. Denominadas lombofaixas, elas devem ser instaladas especialmente em pontos com alto risco de atropelamento e nas proximidades de escolas, unidades de saúde, hospitais entre outros.

O PL 230/2024 que “Dispõe sobre a instalação de câmeras de segurança no transporte coletivo urbano da cidade de Guarulhos”, de autoria dos vereadores Gilvan Passos (Republicanos), Ticiano (PSD) e do ex-vereador Wesley Casa Forte (PSB), também recebeu parecer favorável. “Esse projeto vai reforçar um item (as câmeras) que já tem vindo nos ônibus”, disse Alemão.

Três proposituras tiveram o parecer contrário: PL 1204/2023, que “Institui a gratuidade do transporte coletivo urbano municipal aos munícipes com exame ou consulta médica fixado pelo SUS”; PL 1694/2023, que “Dispõe sobre a concessão do direito de isenção no transporte coletivo de passageiros às pessoas compreendidas na faixa etária a partir dos 60 anos”; e PL 146/2024, que “Institui no município de Guarulhos o “Leia mais Guarulhos” em pontos de ônibus”. Os dois últimos já são contemplados em legislação vigente.

Notícias Relacionadas

Vereadoras aprovam projeto de defesa pessoal para mulheres em Guarulhos

Guarulhos pode criar campanha de incentivo à doação de cabelo para paciente oncológico

Câmara aprova alteração no Regimento Interno e Lei Orgânica sobre mandato da Mesa Diretora