Comissões técnicas organizam audiência pública sobre pedágio na Dutra

As Comissões Técnicas de Defesa do Consumidor e de Trânsito e Transportes da Câmara de Guarulhos promoverão uma audiência pública no dia 3 de junho, no Plenário da Casa, com início previsto para 13h. O objetivo é discutir a cobrança de pedágio no sistema Free Flow na Via Dutra, no trecho de Guarulhos. “Vamos lutar para isentar os moradores de Guarulhos do pagamento”, declarou o vereador Alemão do Transporte (DC), presidente da Comissão de Trânsito. Uma das preocupações dele diz respeito às multas pelo não pagamento.

O vereador Guto Tavares (PDT), que preside a Comissão de Defesa do Consumidor, destacou o aumento do custo de vida, em especial, para a população de Guarulhos que será impactada com os custos do pedágio. Segundo Guto, o motorista que não tiver uma TAG de cobrança de pedágio no carro, terá de entrar no site da empresa que administra a rodovia, cadastrar-se e imprimir o boleto para pagar o pedágio, já que no sistema Free Flow a cobrança é eletrônica. Guto quer discutir sessa situação sobre o prisma do Código de Defesa do Consumidor.

Segundo Alemão do Transporte, a cobrança será feita na Via Expressa, o que vai aumentar o volume de veículos na Via Local com impacto direto no transporte público. Para Guto, é necessário que a Câmara assuma a discussão sobre os impactos do pedágio e fazer o máximo para evitar que a população seja prejudicada com o novo sistema.

Vários políticos, órgãos públicos, entidades e empresas serão convidados a participarem da audiência. A CCR Nova Dutra, concessionária responsável pela Via Dutra, entre São Paulo e Rio de Janeiro, encabeça a lista que inclui a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Polícia Rodoviária Federal, Procuradoria da República, Ministério do Transporte, Prefeituras de Guarulhos, São Paulo, Arujá e Itaquaquecetuba, Procon entre outros.

Notícias Relacionadas

Comissão de Meio Ambiente aprova circulação de pets em condomínios e discute criação de reserva indígena

Comissão da Criança realiza audiência sobre o Maio Amarelo

Tiro de Guerra de Guarulhos conta com a Câmara para garantir dotação orçamentária própria